Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 30 de setembro de 2007

Como actua um vírus?

O vírus introduz o seu material genético nas células infectadas, que passam a ser controladas pelo vírus. As células produzem novos vírus que acabam por as destruir e ser libertados.

História da SIDA

Calcula-se que as primeiras infecções ocorreram em África na década de 1930. Julga-se que terá sido inicialmente contraído por caçadores africanos de símios que provavelmente se feriram e ao carregar o animal, sujaram a ferida com sangue infectado deste. O vírus ter-se-á espalhado nas regiões rurais muito lentamente, tendo migrado para as cidades com o início da grande onda de urbanização em África. Os primeiros registos de uma morte por SIDA remontam a 1976, quando uma médica dinamarquesa contraiu a doença no Zaire. Os primeiros casos reconhecidos de SIDA em Portugal apareceram em 1983. No entanto há hoje indicações que os primeiros casos poderão ter sido contraídos já durante a guerra na Guiné-Bissau , nos anos 1960 e 1970, e foram então ignorados.
Para nós, a SIDA é uma das doenças mais graves visto que existem tratamentos que só diminuem a progressão viral, mas infelizmente ainda não se descobriu a cura.

Rita Machado e Bárbara Carvalho

Vacina contra o Cancro do Colo do Útero


O cancro do colo do útero é a segunda causa de morte na Europa por cancro, entre mulheres jovens.
Este cancro mata uma mulher a cada dois minutos mundialmente, sendo que em Portugal, uma por dia. Destrói a vida sexual, familiar e social das sobreviventes.
Trata-se da primeira vacina que previne o cancro do colo do útero e outras doenças provocadas pelo Papilomavírus Humano (HPV).
Com um nome comercial de Gardasil, é sujeito a receita médica pois não está incluída no Plano Nacional de Vacinas, apesar de haver uma luta constante para isto acontecer.
Entrou nas farmácias portuguesas a 15 de Janeiro de 2007, a um custo de 160 euros por cada uma das três doses necessárias.
A vacina deve ser administrada a crianças e adolescente de ambos os sexos, com idades entre os nove e os 15 anos, e a mulheres dos 16 aos 26 anos.
Provou ser 100% eficaz num ensaio feito em 12.000 mulheres.


Como adolescentes, achamos que esta vacina deveria ser imposta no Plano Nacional de Vacinação, por ser muito importante para uma vida saudável, sabendo que esta doença traz problemas a milhares de pessoas mundialmente.
Enquanto esta batalha não está ganha, na nossa opinião todos a deveriam tomar, por ter uma eficácia muito grande, apesar dos elevados custos.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A Vacina

Como funciona?

* Uma vacina contém um determinado agente infeccioso e enfraquecido, que, ao ser introduzido num animal, provoca uma reacção semelhante à que ocorreria em caso de infecção, de forma a que o organismo descubra como se defender deste agente, para que, em caso de infecção, este seja eliminado ainda no período de incubação.

Apesar de tudo, há a desvantagem de que, apesar de o agente infeccioso estar enfraquecido, torna-se perigosa a admnistração de vacinas em pessoas fracas e subenutridas, como por exemplo em países de 3º mundo.


Como é que tudo começou?


* O primeiro caso conhecido de vacinação em medicina popular, foi em 1796, quando Edward Jenner introduziu no corpo de um menino saudável de 8 anos, pus de uma vaca com varíola, que é mais fraca nas vacas que nos humanos. Assim, o menino teve leves sintomas, mas curou-se rapidamente. De seguida, Jenner introduziu líquido de um humano infectado, e desta vez o menino não teve qualquer sintoma. Isto, porque o pus da vaca infectada, funcionou como uma vacina.


No entanto foi apenas com os estudos de Louis Pasteur que se começou a fazer e utilizar vacinas.



Plano Nacional de Vacinação


* O PNV em Portugal inclui as seguintes vacinas:


In www.cliniped.pt :
VIP = Vacina contra a poliomielite
DTPa = Vacina contra difteria, Tétano e Tosse Convulsa
Td = Vacina contra tétano e difteria
Hib = Vacina contra a bactéria Haemophilus Influenzae tipo B
VHB = Vacina contra a hepatite B
VASPR = Vacina contra Sarampo, Papeira e Rubéola
MenC = Vacina contra o Meningococo C



A Meningite C foi apenas recentemente adicionada ao PNV, passando a ser gratuita e obrigatória.





domingo, 16 de setembro de 2007

BEM-VINDOS!

Aqui se seguirão notícias, debates, reportagens, entrevistas, sugestões e muito mais sobre os temas da Saúde, da alimentação à gripe das aves, da clonagem à sexualidade, das armas biológicas às doenças raras.