Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 30 de setembro de 2007

História da SIDA

Calcula-se que as primeiras infecções ocorreram em África na década de 1930. Julga-se que terá sido inicialmente contraído por caçadores africanos de símios que provavelmente se feriram e ao carregar o animal, sujaram a ferida com sangue infectado deste. O vírus ter-se-á espalhado nas regiões rurais muito lentamente, tendo migrado para as cidades com o início da grande onda de urbanização em África. Os primeiros registos de uma morte por SIDA remontam a 1976, quando uma médica dinamarquesa contraiu a doença no Zaire. Os primeiros casos reconhecidos de SIDA em Portugal apareceram em 1983. No entanto há hoje indicações que os primeiros casos poderão ter sido contraídos já durante a guerra na Guiné-Bissau , nos anos 1960 e 1970, e foram então ignorados.
Para nós, a SIDA é uma das doenças mais graves visto que existem tratamentos que só diminuem a progressão viral, mas infelizmente ainda não se descobriu a cura.

Rita Machado e Bárbara Carvalho

Sem comentários: