Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Ortorexia - Alimentos saudáveis acima de tudo!


A Ortorexia é um distúrbio alimentar, tal como a anorexia e a bulimia. Os doentes que sofrem desta doença têm uma "obsessão" por alimentos saudáveis, ou seja, só ingerem produtos alimentares benéficos para a saúde, pensam que devem comer alimentos naturais, tal como vegetais, cereais, deixando as carnes de lado.


Por vezes, esta alimentação torna-se positiva para o organismo da pessoa, mas se for levada demasiado a sério, tornar-se-á prejudicial, tanto fisica como psicologicamente. Tudo começa quando o indivíduo passa a ser selectivo demais quanto à sua alimentação: os ortoréxicos não se importam se terão de percorrer quilómetros para encontrar o que procuram, ou se esse alimento é de valor muito elevado em relação aos comuns. O ortoréxico, normalmente também não aceita comer em casa de amigos ou de família, por não saber o que será a ementa. Quando fogem às suas regras de alimentação saudável, são invadidos por um sentimento de culpa enorme, o que os leva a tornarem-se ainda mais radicais com a sua dieta, e é por esta razão que por vezes a ortorexia é confundida com a anorexia. Mas entre estes dois distúrbios, há uma diferença:


  • Os indivíduos anoréticos preocupam-se com a quantidade de alimento ingerida, já os ortoréxicos preocupam-se com a qualidade dos alimentos.

Por vezes, o ortoréxico pode sofrer de anemia e carências vitaminicas, por não comer todo o tipo de alimentos, mas pior do que isto, é a retracção social, o indivíduo ortoréxico isola-se das outras pessoas com uma alimentação diferente da sua. Este problema de isolação pode tornar-se grave ao ponto em que poderá ser permanente.


Assim, podemos ver que uma alimentação saudável é benéfica para a nossa saúde, mas quando esta se torna uma obsessão, pode ser perigosa para a pessoa em questão, que por vezes necessita de ajuda médica para impedir que o problema se agrave.







Sem comentários: