Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Doenças de Inverno

Com a vinda do Inverno e o frio a começar a fazer-se sentir, vêm em conjunto aquelas a que se pode chamar ‘’doenças de Inverno”
Estas, afectam principalmente as crianças e os idosos, pois têm um sistema imunitário mais fraco; assim como pessoas alérgicas ou com doenças crónicas, como por exemplo bronquite e asma.
Ao contrário do que se pensa, estas doenças não são só por causa do frio, mas sim porque com este tempo as pessoas tendem em ficar em locais fechados, com pouca ventilação, juntam-se mais e gastam mais energia para manter a temperatura do corpo, ficando mais expostas à humidade.
É importante tomar alguns cuidados preventivos para defender o organismo: ter um vestuário apropriado, melhorar as defesas do corpo com uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e legumes, e tomar bastante água. Outra recomendação é manter a casa e o ambiente limpos, principalmente para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite.


AS DOENÇAS MAIS COMUNS


Constipação – É uma infecção leve das vias aéreas superiores (nariz e garganta), espirros e febre alta e pode ser causada por alergias e vírus. Não existe remédio para curá-lo, mas apenas para amenizar os sintomas. Para prevenir, evite o frio e as bebidas geladas e não permaneça em ambientes fechados

Gripe – É uma doença muito contagiosa que ataca as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) e é causada por vírus. Assim como a constipação, não existe remédio para curá-la, mas sim para aliviar os seus sintomas. Febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e inflamação dos olhos são alguns deles. A melhor prevenção é a vacina.

Bronquite – É uma reacção inflamatória dos brônquios que impede que o ar chegue aos pulmões. Assim como outras doenças inflamatórias, tosse seca é o principal sintoma, seguido da dor atrás do osso do peito, fadiga, mal-estar geral e febre. Acredita-se que alergias, irritações causadas por fumo e infecções respiratórias ou agentes ambientais como a neblina podem ser os causadores da doença. A prevenção é evitar locais poluídos.

Pneumonia – É uma infecção aguda que pode atingir os pulmões inteiros ou só algumas zonas. Os sintomas são a tosse, a dor no tórax, a febre alta, os calafrios, o suor e a palidez. A melhor prevenção é não fumar, tratar com atenção as doenças respiratórias, evitar ambientes fechados e repousar muito em caso de gripe ou bronquite forte.

Alergia – Ocorre quando o organismo reage com exagero a alguma substância estranha. Os sintomas são parecidos com a constipação só que pode ocorrer inflamações nos olhos e na pele. Para prevenir é preciso saber o agente causador da alergia, diagnosticado por um médico especialista.

Rinite – É uma inflamação não contagiosa das mucosas do nariz e atinge cerca de 30% da população. Ela quase sempre é causada por alergias ou por reacções ao fumo e outros agentes ambientais. Escorrimento nasal, inflamações nos olhos, no nariz e na boca, espirros e, às vezes, um pouco de febre são sintomas. Evitar permanecer em locais fechados e com mofo, não fumar, evitar cheiros fortes como perfume, tintas etc., são alguns dos cuidados recomendados.



Nossa opinião: Nós achamos que esta pesquisa é muito importante, sendo que, como estamos a entrar no Inverno, todos deveriam estar alertados para este tipo de doenças para as evitar. Toda a gente devia tomar precauções como as que estão acima referidas, pois todos sabem que é normal ficar-se simplesmente constipado ou com uma gripe no Inverno, e se for possível evitar isso, melhor!

Mariana e Rita

Sem comentários: