Estágio 1
É a introdução ao sono. A pessoa adormece após uns 5 minutos de sonolência, não se lembrando dos mesmos no dia seguinte. Durante esta fase surgem pensamentos sobre acontecimentos vividos recentemente, e a pessoa encontra-s facilmente despertável. Ocupa 2-5% do tempo total do sono.
Estágio 2
Pode então dizer-se que a pessoa se encontra a dormir, porém não profundamente. Nesta fase o despertar por sons, toques ou movimentos é mais fácil que na fase anterior. Os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem, os músculos relaxam e a temperatura corporal cai. Os pensamentos ganham a forma de sonho. Esta fase dura entre 5 e 15 minutos.
Estágio 3
O acordar já é mais difícil, e no caso de tal acontecer, a pessoa demora a ficar totalmente desperta. Há raros movimentos oculares. Dura entre 15 a 20 minutos
Estágio 4
Muitas vezes associado ao anterior, já que as parecenças são muitas. São os 40 minutos de sono profundo. Nesta fase, é muito difícil ser-se acordado. Depois, retorna-se ao terceiro estágio durante 5 minutos, e ao segundo estágio por mais quinze minutos. Entra-se, então, no sono REM.
REM
Assemelha-se muito ao estágio 1, no que toca às ondas cerebrais (baixas). Os músculos estão relaxados, exceptuando as oscilações dos olhos, dos membros, dos lábios, da língua, da cabeça e dos músculos dos timpanos. É neste período que ocorre a maioria dos sonhos e corresponde a 20-25% do sono total.
Sara Moniz
Sem comentários:
Enviar um comentário