Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Por que é que acontece a gravidez na adolescência?


Todos sabemos que hoje em dia raparigas entre os 10 e os 12 anos ou mais têm uma vida sexual activa!
É cada vez mais comum, raparigas aparecerem em consultórios com alguma doença sexualmente transmissível ou até mesmo grávidas.
Isto acontece, porque muitos delas não têm um projecto de vida, uma perspectiva futura e também falta de cuidado com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo de uma gravidez.
Não podemos dizer que todas as gravidezes na adolescência sejam indesejadas. Só aquelas que acontecem por abuso sexual ou por falha de métodos contraceptivos, o mais comum é encontrarmos gravidezes que não são planeadas, isto é, acontecem sem intenção. Por trás destes descuidos podem estar factores individuais ou sociais. Porém, não é por isso que esta gravidez não seja bem vinda.
Quando uma adolescente fica grávida sem o ter planejado, esta deve tomar todos os cuidados normais de uma gravidez planejada; desta forma procurar um serviço de saúde para iniciar o pré-natal, que é o acompanhamento durante toda a gravidez. Deve-se salientar que o acompanhamento pré-natal é muito importante em qualquer gravidez, pois é durante o pré-natal que o médico irá acompanhar o desenvolvimento do bebé e da mãe, verificando se a gravidez está a correr como deveria.
Por isso, o controle pré-natal é muito importante para a adolescente grávida. Quanto mais cedo a adolescente começar o acompanhamento pré-natal, melhores serão os cuidados com a sua saúde e a saúde do bebé.
É importante lembrar que a adolescente não fica grávida sozinha, por isso é fundamental que os pais das crianças também participem em todo o processo de acompanhamento desta gravidez, para que assim eles também possam aprender e ajudar nos cuidados necessários durante e principalmente após a gravidez.

Sem comentários: