Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 28 de outubro de 2007

Sonambulismo

O sonambulismo é um fenómeno que ocorre com algumas pessoas, que se levantam enquanto dormem, caminham, falam e realizam algumas actividades durante o sono. Já foi até presenciado até mesmo pessoas assobiando enquanto dormiam. Geralmente, não se recordam disso quando despertam. O sonambulismo ocorre nos nos últimos 2 estágios do sono não-REM (ver Fases do Sono).

Estima-se que entre as crianças com idades de 5 a 12 anos, de 15 a 40% já tenham vivido uma situação de sonambulismo, pelo menos uma vez, e é normal deixarem de as viver ao entrar na adolescência.

Sabe-se também que não se deve, em situação alguma, acordar alguém em fase de sonambulismo, devido ao grande choque que pode provocar ataque de coração.

Eu própria já vivi estas situações. Aconteceram 3 vezes, mais ou menos entre s meus 7 e 10 anos. A primeira de todas foi quando eu estava a sonhar, e o som do sonho era um diálogo. Então acordei, e estava sentada no sofá à frente da televisão, com o comando na mão, e na televisão estava um filme em que se estava a dar o mesmo diálogo. Voltei para a cama confusa, e no dia seguinte toda a família me assegurou que eu tinha adormecido na cama.
Os restantes foram mais simples. No segundo, apenas acordei de pé no meio do meu quarto, e posso dizer que é uma sensação bastante esquisita. A terceira eu não me apercebi, foi o meu irmão que afirma ter-me visto a caminhar de olhos fechados pelo corredor, e a voltar para a cama. Desde então nunca me voltou a acontecer
Sara Moniz

Sem comentários: