A notícia foi lançada no dia 5 de Novembro, pelo Diário de Notícias de Lisboa. A UE quer agora que os produtos alimentares apresentem um estudo científico como prova, quando se dizem benéficos para a saúde.
Mas não se fica por aí: cada país deve fazer uma listagem de frases aprovadas, para serem usadas na publicidade dos produtos, que as marcas deverão seguir. E devem apresentar a mesma até Janeiro de 2008, à Comissão Europeia. Isto aplica-se às frase como "Reduz o colestrol", "Reduz o risco de cancro", "Faz perder peso", etc....
Serão proíbidas frases que não constem da lista, a partir de 2010, mas será dado ás empresas um prazo para modificarem os seus sistemas, pelo que, na práctica, o processo apenas estará concluído em 2022.
Para além de tudo isto, deve vir também apresentado no rótulo os ingredientes que serão respondáveis por estes efeitos na saúde.
As novas regras proibem, ainda, que figuras públicas ou profissionais em nome individual se associem a campanhas publicitárias desses alimentos. Essa função só será permitida a associações nacionais de saúde. O objectivo desta legislação é o de que o consumidor seja claramente informado sobre os produtos que adquire.
Na minha opinião, estas novas regras são muito úteis e bem pensadas. Afinal, as pessoas são geralmente levadas a comprar um produto, influenciadas pela publicidade, que sendo enganosa, pode afectar a saúde do cliente. Esta nova legislação irá prevenir também que se prove posteriormente as mentiras das empresas sobre determinado produto, sendo que já muitas pessoas terão sido enganadas. É o caso dos produtos 'Light', que nada têm que possa fazer emagrecer.
Sara Moniz
Baseado numa reportagem de Anete Marques Joaquim
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