A legionela vive e multiplica-se em locais húmidos e quentes, como lagos, pântanos, rios, canalizações, torneiras, duches e ar condicionado entre outros. Nas escolas os circuitos de
água quente como balneários e as torneiras das cantinas sao os locis mais favoráveia para o seu desenvolvimento. Depois é transportada para o ar pelo vapor.
Efeitos na saúde:
A legionela entra no nosso organismo por inalação, podendo causar febre de Pontiac e legionelose u doençá dos legionários. A primeira tem sintomas parecidos com os da gripe, dores de cabeça e nos músculos, febre, tosse e os doentes recuperam sem qualquer tratamento. Quanto à segunda, é uma infecção pulmonar, que afecta, sobretudo, pessoas já doentes. Provoca cansaço, tosse e febre alta, problemas digestivos, dificuldades respiratórias e uma certa confusão mental. Se nao for tratada a tempo, pode causar a morte.
Diminuir o risco:
Quando a bactéria é detectada, todas as condutas de água devem ser limpas desinfectadas e analisadas. Os chuveiros devem ser abertos e limpos todas as semanas, e a circulação de água intensificada, para evitar "zonas mortas" na canalização.
Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.
domingo, 11 de novembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário