Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Riscos da Clonagem Humana



Neste post vamos falar de alguns riscos da clonagem humana.
Os cientistas dizem que não é o seu objectivo criar pessoas ou bebés para no futuro eles poderem doar partes do seu corpo para curar outros, mas sim obter células estaminais para curar doenças.
Estes estudos foram revelados a toda a população mundial e houve pessoas que disseram que queriam clonar os seus ou outros bebés. Como estas pessoas não pertenciam a qualquer universidade ou entidade científica qualquer os cientistas recusaram-se a clonar um bebé até porque a maior parte deles não o achava ético.
Como disse John Kilner, presidente do Centre for Bioethics and Human Dignity nos Estados Unidos, passo a citar: "a maior parte da investigação publicada demonstra que a morte ou a mutilação do clone são os resultados mais prováveis da clonagem de mamíferos".
É claro que nunca se sabe se secretamente esta ideia foi para a frente, a comunidade científica nega-o, mas já em 2002 um cientista italiano Dr. Severino Antinori disse que já tinha conhecimento de 3 mulheres que estavam grávidas de um embrião clonado, após esta revelação ele nunca mais apareceu em público e não se sabe se esta informação é verdadeira ou não.
Já os médicos defendem seguramente que os riscos da clonagem humana são tão elevados que excluem qualquer hipótese de uma tentativa, como defende Kilner ao dizer: "Submeter os seres humanos à clonagem não é assumir um risco desconhecido, é prejudicar as pessoas conscientemente".
Como já referido muitos cientistas concordam com esta opinião, porque muitas das tentativas de clonar um animal resultaram em deformações dos embriões ou em aborto após a implementação do embrião clonado, porque muitas deformações não aparecem nos exames e testes de útero.
Visto serem necessárias várias tentativas para se conseguir clonar um ser humano, pelo menos no caso da ovelha Dolly foram, aceitaria clonar um bebé humano?
Claro que a clonagem tem pontos positivos, a possibilidade de clonar um bebé morto dando assim um bebé igual aos pais que tinham perdido o seu filho, ou então colocar o ADN do pai no ovo da parceira caso este não consiga produzir esperma.
Após lerem este post, pesando os dois lados da balança, conseguem responder a estas perguntas:
-Recorreriam à clonagem se esta fosse a sua única possibilidade de ter um filho?
-E quem é que queriam que soubesse?
-Conseguiriam identificar uma criança clonada?
Deixem aqui o vosso comentário,
Bernardo Pinheiro e Henrique Mano

Sem comentários: