O que é?
O AVC (acidente vascular cerebral), vulgarmente chamado por "derrame cerebral", é geralmente caracterizado pela interrupção da irrigação sanguínea das estruturas do encéfalo. É uma doença que pode ocorrer por hemorragia ou isquémia.
AVC Isquêmico
Neste caso, o local no qual ocorre o AVC determina o tipo de sequela que pode surgir. Os sitios de obstrução mais frequentes no AVC Isquêmico são a artéria cerebral média e a artéria cerebral anterior, ambas ligadas ao sistema motor, embora também haja sequelas neste tipo de AVC que não o estejam, como afasias (ligadas à linguagem), amusia (perda de capacidades musicais), agonosia (perda da capacidade de interpetar os sentidos) e ataxia (perda de capacidade de plajenamento motor).
AVC hemorrágico
Geralmente o AVC hemorrágico ocorre onde existem aneurismas, que são pontos onde as arterias são suscetíveis a romperem-se. Este tipo de AVC é frequentemente fatal e quando não leva à morte, leva a uma hemiparesia total.
Tratamento
O melhor tratamento para o AVC é a prevenção, identificar e tratar os factores de risco como a hipertensão, aterosclerose, o diabete melito, o colestrol elevado, acabar com o tabagismo e o etilismo, além de reconhecer e tratar problemas cardíacos.
O AVC é uma doença que merece uma especial atenção pela dependência e alteração de vida
que pode causar, devendo ser prevenida adequadamente.
Inês Lobo, 9ºA
Sem comentários:
Enviar um comentário