Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

PRIMEIROS SOCORROS - Parto Inesperado!

Acalme a mulher e ponha-a confortável. Esteja preparado para segurar o bebé se este vier a nascer, até a chegada ao Hospital mais próximo, caso você esteja levando a mãe num carro particular e esta entrar em trabalho de parto.

Ajudar o parto:
Se estiver completamente se tempo, o melhor é desistir de levar a mulher ao hospital, e tratar do parto você mesmo. Lembre-se que é um processo natural, por isso, o bebé e a mãe saberão subconscientemente o que fazer.


O que fazer: Cuidar do higiene das mãos, tesoura, barbante e panos limpos. Mantenha a calma, converse com a mulher transmitindo-lhe confiança. Acomode-a de forma confortável, deitada, com a barriga para cima, e pernas abertas e flectidas. Cubra a barriga dela com um lençol limpo. Apenas segure o bebé na medida em que ele vai saindo, corte o cordão umbilical com uma tesoura desinfectada. Se ele não chorar, recorra à respiração boca-a-boca.

Cuidados: Não interfira no processo de parto. Não lave a película de cor esbranquiçada que cobre o corpo do recém-nascido. Ela protege a pele. Nenhuma medida deverá ser tomada com relação aos olhos, ouvidos, nariz e boca do bebê. Jamais puxe o cordão umbilical ligado à mãe enquanto ela expulsa a placenta. Encaminhe sempre mãe e filho ao hospital mesmo que ambos estejam bem.

Sem comentários: