Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 20 de novembro de 2011

Antibióticos

Devido à comemoração do Dia Europeu do Antibiótico, que se realizou no dia 18 de Novembro, aqui estão algumas informações importantes sobre antibióticos e sobre a forma como devem ser utilizados.

O que são?
Antibióticos são substâncias químicas qua atacam as bactérias, destruindo-as ou impedindo-as de se multiplicarem, sem no entanto prejudicarem a saúde do ser vivo.

Como podem ser tomados erradamente?
Podem ser tomados erradamente quando estes não são o tipo de medicamente indicado para o problema, quando o antibiótico que estamos a tomar não é o certo para a nossa doença e quando o doente toma doses erradas.
Neste sentido os médicos têm a responsabilidade de escolher o antibiótico certo e de informar os pacientes de como devem toma-lo, tendo, por sua vez, o doente de ter a responsabilidade de o tomar devidamente.

Como se pode comprar um antibiótico?
Os antibióticos são vendidos apenas com receita médica.

Qual a ação do álcool quando se está a tomar um antibiótico?
O álcool vai interferir com a ação do antibiótico, mas no entanto não se deve deixar de toma-lo, uma vez que isso pode levar à resistência ao antibiótico.

O que é a resistência?
Atualmente é um dos problemas mais preocupantes, e acontece quando as bactérias adquirem genes ou mutações nos seus genes que lhes permitem multiplicar-se na presença de determinado antibiótico, fazendo com que a infeção seja mais prolongada e que esta passe a ter consequências mais graves, uma vez que, já que as bactérias passam a poder multiplicar-se, podem também ser transmitidas a outra pessoa.

Porque acontece a resistência?
A resistência acontece porque a dose não é a correta ou porque o antibiótico é o errado. Uma vez que a bactéria se habitua e consegue sobreviver no meio criado pelo antibiótico.

O que se deve fazer para evitar a resistência aos antibióticos?
Para começar os médicos devem explicar que nem todas as infeções necessitam de antibiótico, e quando prescrevem um antibiótico este deve ser o correto e devem explicar a melhor forma de o tomar.
Já o doente deve toma-lo adequadamente, durante o período de tempo e as horas indicadas, não tomar os restos de outros antibióticos que tenha guardado e não deve exercer pressão sobre os médicos para tomar um antibiótico, até porque os antibióticos só atuam nas bactérias e não nos vírus.

Aqui está um link para uma entrevista com a infeciologista Joana Fernandes.
http://sicnoticias.sapo.pt/video/#videoPlayer_Top

Fonte:
http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/Paginas/AntibioticosResi.aspx http://sicnoticias.sapo.pt/video/#videoPlayer_Top
http://www.oribatejo.pt/2010/09/o-uso-indevido-de-antibioticos/

Sem comentários: