Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 27 de Novembro de 2011

Tártaro

O que é o tártaro?

O tártaro, é a placa bacteriana dental que endurece a superfície dos dentes. O tártaro também pode se originar sobre a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Para além disso, o tártaro dá à placa bacteriana uma extensão maior e conveniente para o seu desenvolvimento, o que pode levar a problemas mais severos como as cáries e gengivite.

fig1 . Tártaro

Sintomas

Às vezes o tártaro é observável, sob o formato de um revestimento amarelado nos dentes, na linha da gengiva. Também somos capazes de senti-lo com a própria língua.

Como é que eu sei que tenho tártaro?

Ao inverso da placa bacteriana que é uma película de bactérias sem cor, o tártaro é uma formação mineral que é facilmente visível acima da linha gengival. O sinal mais idêntico da presença de tártaro é uma cor amarelada ou acastanhada dos dentes e gengivas. A única forma de descobrir com certeza o tártaro e de o extrair é indo ao seu dentista.

fig2- níveis de tártaro

Como prevenir a formação de tártaro?

Uma decente escovagem, nomeadamente com pasta dentífrica antitártaro e o uso de fio dentário são indispensáveis para diminuir a placa bacteriana e a criação de tártaro. A partir do momento em que o tártaro esteja formado, só um profissional dentário o pode remover. O método de eliminação do tártaro é chamado destartarização. Durante a destartarização, o profissional dentário emprega utensílios especiais para remover o tártaro dos dentes acima e abaixo da linha gengival.

Alimentação

Devemos evitar a ingestão de bebidas que manchem os dentes, tal como o café, o chá e o vinho. Os dentes neutralizam a pigmentação destas bebidas e deste modo leva ao seu enfraquecimento. Para reduzir os danos, devemos lavar sempre os seus dentes após a ingestão deste tipo de bebidas. Existem alimentos que, pelas suas particularidades, auxiliam a excluir os restos de comida que possam estar entre os dentes como, por exemplo, as cenouras, os espargos e as maças.

Fonte:

http://gengiva.com/artigos/como-tratar-do-tartaro-dos-dentes

http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI126181-EI1712,00.html

Sem comentários: