Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

COLORADD


Tarefas simples do quotidiano (como identificar um lápis de cor, vestir-se, comprar roupas, interpretar mapas e atravessar o semáforo) podem se tornar extremamente complicadas para quem tem daltonismo.
Miguel Neiva, designer e professor da Universidade do Minho, criou um codigo de cores universal para daltónicos: o Coloradd, que foi já aceite pela famosa empresa de tintas CIN e despertou o intersse nacional pela ajuda que dá às pessoas portadoras desta defeciência. Miguel Neiva adiantou que "O ColorAdd é um código gráfico monocromático, sustentado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, que permite aos daltónicos identificá-las correctamente".
"O conceito apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (Cyan, Magenta e Amarelo) e no seu consequente desdobramento para cores secundárias. "Às três formas que representam as três cores primárias, foram acrescentadas mais duas que, de forma simples, representam o preto e o branco", adiantou.Disse que com o Código "o daltónico olha para um dado objecto, uma peça de roupa ou um sinal de trânsito, por exemplo, e através dos símbolos nele colocados consegue distinguir as cores". Miguel Neiva salienta que "os primeiros sintomas de daltonismo são detectados na idade escolar", frisando que, "mais tarde, a pessoa daltónica vê serem-lhe interditas diversas profissões". Entre elas - frisou - contam-se profissões como a pilotagem de aviões, a navegação marítima, a indústria gráfica, a indústria química, a geologia, a arqueologia, actividades ligadas à área da informática ou áreas financeiras, a decoração e a moda".













Fontes: www.coloradd.net

Pedro Desport e Diogo Malafaya

Sem comentários: