Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

sábado, 26 de novembro de 2011

Flictenas



Flictena é o termo científico para bolhas.


Quando há uma fricção, queimadura, constante sobre a pele, nalguma parte do corpo, tende-se a formar um “calo” que é uma camada de pele mais grossa, que tem um fim de protecção.


Contudo, se essa zona do corpo que esta constantemente sobre pressão, fricção, por vezes formam-se flictenas, queimaduras de segundo grau superficiais, que atingem cerca de 1 cm, revestida por epitélio, contendo liquido que pode ser sangue, hemoflictena, ou líquido linfático.


Ocorre uma bolha de sangue quando a extensão da queimadura se prolonga até um capilar e aí existe, dentro da pele, um pequeno derrame, formando a “bolha de sangue”, uma hemoflictena.


Todavia se esta queimadura não se estender até um capilar forma-se um “bolha de água” que em vez de conter sangue, contem líquido linfático, que se encontra em todo o nosso corpo.


O tratamento destas flictenas depende muito do seu tamanho e profundidade, isto é, se as flictenas, quer de sangue ou de água, forem pequenas, deve-se parar de friccionar essa zona e esperar que o corpo reabsorva o líquido, mas se for demasiado extensa, deve-se:


-desinfectar primeiro
-rebentar a flictena com uma pequena agulha esterilizada
-não tirar a pele corrompida pela agulha, deixa-la ficar por cima da ferida *


* Nunca se deve tirar a pele já que funciona como uma protecção para a própria ferida, desde que esteja desinfectada, já que tal como a ferida é uma saída para dos líquidos também é uma entrada para bactérias.


Quando se forma uma flictena, por cima do “calo”, criarar-se-á uma pele nova muito mais fina e frágil, pelo que se continuar sobre pressão formará uma flictena mais rapidamente e será visivelmente mais extensa.
Para prevenir a “bolha” deve-se parar de fazer pressão sob a parte do corpo que dói, que esta a começar a queimar.


Sem comentários: