Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DIA MUNDIAL CONTRA A SIDA, a ameaça continua...

O Dia Mundial da Luta Contra a Sida assinala-se no dia 1 de Dezembro, mundialmente. A razão da escolha deste dia deve-se ao facto de o primeiro caso de sida ter sido. diagnosticado a 1 de Dezembro de 1981.
De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde existem cerca de 33,3 milhões de pessoas infectadas com o vírus da SIDA em todo o mundo e todos os anos morrem mais 2 milhões de infectados.

A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.
O VIH é o agente causador da sida. Este agente pode ficar incubado no corpo humano por tempo indeterminado, sem mostrar sintomas. 
A sida caracteriza-se por uma quebra do sistema imunitário do organismo e, por este motivo, as infecções de ordem geral não podem ser combatidas eficazmente. Ainda não foi encontrada uma cura para esta doença.
Principais dados relacionados com a doença:
Total: Cerca de 34 milhões de pessoas viviam com o vírus VIH em 2010 (33,3 milhões em 2009).
Mortes: Cerca de 1,8 milhões de pessoas morreram de doenças relacionadas com a sida (1,9 milhões em 2009 e 2,2 milhões em 2005).
- Novas infeções: O vírus do VIH infectou 2,7 milhões de pessoas em 2010 (o número mais baixo desde 1997).
Crianças: Cerca de 390 mil crianças nasceram com sida em 2010 (370 mil em 2009).
Tratamento: Mais de 6,6 milhões de pessoas em países em vias de desenvolvimento tiveram acesso a tratamento antiretroviral durante 2010, contra 5,2 milhões em 2008. No total, 7,4 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, quase metade dos pacientes elegíveis para o tratamento tem acesso à terapia.
Financiamento15 mil milhões de dólares (cerca de 11 mil milhões de euros) em 2010.


Para mais informações sobre este dia e esta doença, consulte os seguintes artigos: 
Pode ainda consultar o jornal "Metro" de hoje que tem um artigo muito interessante sobre este tema. (http://www.readmetro.com/en/portugal/porto/)

Fontes:

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá... pelos vistos cá em Portugal anda tudo a dormir...