Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Curiosidades acerca da Medicina Antiga

Sabias que:

- A saliva é um remédio natural. Nas guerras com os romanos, as mulheres dos germanos costumavam lamber-lhes as feridas.
- Os primeiros anestésicos foram as bebidas alcoólicas, o ópio e outras drogas.
- Durante a epidemia da gripe espanhola, em 1918/1919, que matou mais gente do que a primeira guerra mundial, grandes cartazes em Nova Iorque anunciavam que era proibido tossir ou espirrar, a multa era de $500
- Tomava-se escaravelho esmagado e gordura de porco para tratar erupções cutâneas.
- Para parar hemorragias internas, amarrava-se ao pescoço, um saco com sapo seco dentro.
- Pensava-se que engolir rãs vivas era bom tratamento para as inflamações de garganta. Achava-se que o visco da pele da rã era calmante.
- Júlio César, o primeiro imperador romano, foi retirado do corpo da mãe através de um corte a que hoje damos o nome de cesariana.
-  Era muito importante as operações depressa, por causa da dor e da perda de sangue. Por volta de 1840, Robert Lister bateu o recorde de amputação de uma perna, fazendo-o em apenas dois minutos e meio.
- No século XVIII, alguns cientistas franceses tentaram transplantar o coração de uma ovelha.
- Os doentes que vão para o hospital levam com eles infeções 10% dos doentes internados apanham uma infeção no hospital.
- O mais antigo hospital do mundo é o Hôtel Dieu, em Paris. Foi fundado em 600 DC.
- Os romanos comiam muito pouco acúcar. Quando os corpos das vítimas do Vesúvio foram descobertos, verificou-se que tinham dentaduras quase perfeitas.


FONTES: A Doença- História das Doenças e da Recuperação de Jim Hatfield

Diogo Malafaya e Pedro Desport

Sem comentários: