Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 30 de Novembro de 2011

Síndrome de Turner


Síndrome de Turner é uma anomalia cromossômica cuja origem é a perda parcial ou total de um cromossomo X. Este síndrome é identificado no momento do nascimento ou antes da puberdade pelas suas características fenotípicas distintivas.
Em geral, resulta de uma não-disjunção durante a formação do espermatozóide. A constituição cromossómica mais frequente é 45, X (45 cromossomos com falta de um cromossomo X), não apresentando, portanto, cromatina sexual. Ela ocorre apenas em mulheres e também foi descrita em camundongos e cavalos.
A ocorrência deste Síndrome acontece por volta de 1 em cada 2500 nascimentos. A portadora usualmente apresenta baixa estatura, órgãos sexuais (ovários e vagina) e caracteres sexuais secundários (seios) pouco desenvolvidos (por falta de harmónios sexuais), tórax largo em barril, pescoço alado (com pregas cutâneas bilaterais), má-formação das orelhas, maior frequência de problemas renais e cardiovasculares e é quase sempre estéril (os ovários não produzem ovócitos).
Ninguém conhece a causa da Síndrome de Turner. A idade dos pais das portadoras do Síndrome de Turner não tem qualquer importância logo, não é uma doença hereditária.
As meninas com esta síndrome podem apresentar as seguintes características:
  • Altura - Uma estatura reduzida frequentemente representa o maior

obstáculo para uma menina com Síndrome de Turner. Ao nascimento, estas meninas geralmente têm um comprimento menor e pesam menos que as outras. Durante os primeiros anos de suas vidas, elas crescem quase tão rápido quanto as outras, porém, com o tempo, a diferença na altura torna-se mais aparente.
  • Desenvolvimento puberal e menstruação - Para a maioria das

meninas com Turner, os ovários não se desenvolvem como deveriam. Elas antes do nascimento possuem um número normal de folículos ovulares nos seus ovários. Entretanto, estes folículos desaparecem rapidamente, e geralmente não mais os possuem ao nascimento.
  • Características físicas - As meninas com Síndrome de Turner podem

apresentar traços físicos que não são característicos desta condição física. Algumas meninas podem não apresentar nenhum e outras podem ter alguns ou muitos destes traços. Estas diferenças físicas encontram-se ao nível das mãos e dos dedos, das unhas, do céu-da-boca, podem também ter diversos problemas dentários, manchas escuras (frequentemente no rosto), o pescoço com um septo lateral que contém uma pequena dobra de pele, entre outras características…
  • Problemas físicos - Uma pequena percentagem de meninas com

Síndrome de Turner tem uma anormalidade cardíaca. A maioria destas anormalidades é insignificante porém, há algumas que requerem cirurgia. Podem também ocorrer problemas de ouvido em pacientes com Síndrome de Turner com tendência para frequentes infeções no ouvido médio. As portadoras desta síndrome também podem ter pequenas anormalidades renais (que geralmente não afetam o funcionamento dos rins).
  • Problemas de alimentação na infância - Muitos pais de meninas com

Síndrome de Turner enfrentam problemas de alimentação com suas filhas durante o primeiro ano de vida, tais como regurgitação e ocasionalmente vómitos. Estes problemas costumam desaparecer no segundo ano de vida.

Doenças renais crónicas

- Os rins são responsáveis pela excreção de urina na concentração correta. Isto significa que um rim funcionando normalmente excretará a água em excesso e escórias, enquanto retém sais e outros compostos necessários ao organismo
.
Portadora de Síndrome

Antes da cirurgia para retirar o excesso

de pele do pescoço (fotografia em cima) e

depois da cirurgia (fotografia em baixo).

fonte:especialista da área

Os Super-homens de Stan Lee

"Os Super-Homens de Stan Lee" é um programa que que podes ver no Discovery Chanel. Daniel Brownning Smith, o homem mais flexível do mundo ajuda San Lee, o criador da Marvel e personagens como o Spider-Man ou o Super Man, a encontrar pessoas  com super poderes e tenta descobrir o que causa aquela anormalidade. Não podes perder a oportunidade de ver como um homem é imune aos choques eléctricos, ou um homem que é cego "mas consegue ver". Tenta ver um episódio e perceber como um homem ou mulher que à primeira vista pode ser deficiente, incapacitado ou com má saúde, torna a sua anomalia num super-poder.




Fontes: -Discovery Chanel;
             -www.contigo.abril.com.br

Pedro Desport e Diogo Malafaya

COLORADD


Tarefas simples do quotidiano (como identificar um lápis de cor, vestir-se, comprar roupas, interpretar mapas e atravessar o semáforo) podem se tornar extremamente complicadas para quem tem daltonismo.
Miguel Neiva, designer e professor da Universidade do Minho, criou um codigo de cores universal para daltónicos: o Coloradd, que foi já aceite pela famosa empresa de tintas CIN e despertou o intersse nacional pela ajuda que dá às pessoas portadoras desta defeciência. Miguel Neiva adiantou que "O ColorAdd é um código gráfico monocromático, sustentado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, que permite aos daltónicos identificá-las correctamente".
"O conceito apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (Cyan, Magenta e Amarelo) e no seu consequente desdobramento para cores secundárias. "Às três formas que representam as três cores primárias, foram acrescentadas mais duas que, de forma simples, representam o preto e o branco", adiantou.Disse que com o Código "o daltónico olha para um dado objecto, uma peça de roupa ou um sinal de trânsito, por exemplo, e através dos símbolos nele colocados consegue distinguir as cores". Miguel Neiva salienta que "os primeiros sintomas de daltonismo são detectados na idade escolar", frisando que, "mais tarde, a pessoa daltónica vê serem-lhe interditas diversas profissões". Entre elas - frisou - contam-se profissões como a pilotagem de aviões, a navegação marítima, a indústria gráfica, a indústria química, a geologia, a arqueologia, actividades ligadas à área da informática ou áreas financeiras, a decoração e a moda".













Fontes: www.coloradd.net

Pedro Desport e Diogo Malafaya

Toxicodependência: Mais de um milhão de europeus recebeu tratamento



Segundo um relatório do Observatório Europeu da Droga, no ano de 2009, mais de um milhão de europeus recebeu tratamento devido a problemas relacionados com o consumo de drogas.
De acordo com os dados do relatório sobre “Evolução do Fenómeno da Droga na Europa”, em todos estes países estão disponíveis tratamentos que ajudam os toxicodependentes a deixar o vicio da droga.

Por outro lado, o documento do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), citado pela agência Lusa, revela que cinco paises da União Europeia, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Holanda e Reino Unido, oferecem tratamento assistido com heroína “para um pequeno número de consumidores crónicos (…) que não reagiram” a outras abordagens.

De acordo com os dados do relatório, em 2009 cerca de 700 mil consumidores de opiáceos receberam tratamento na Europa, mais 50 mil do que em 2007. O OEDT estima ainda que cerca de 1,3 milhões de “consumidores problemáticos” de droga existentes na Europa tenham acesso a tratamento de substituição, “um nível comparável aos registados na Austrália e nos Estados Unidos”.

Ainda segundo o documento, as overdoses mataram uma pessoa por hora nos últimos 20 anos. Além da heroína, as substâncias mais frequentemente referidas são o álcool, as benzodiapezinas, outros opiáceos e, nalguns países, a cocaína. Ainda de acordo com o relatório, os homens (81%) são os mais atingidos pelas mortes por overdose.








Pedro Calejo e Sofia Olliveira

Laranjas: "De manhã é ouro, de tarde prata e à noite mata"

Toda a gente conhece este mito, pois bem, todos sabemos que a laranja é uma fruta essencial que contêm vitaminas e nos dá energia para o dia-a-dia.
A laranja, tem pouco valor calórico e é recomendada para quem tenta manter-se saudável e quem tenta controlar o peso.
É praticamente constituída por Vitamina C, que por sua vez, ajuda a reforçar as defesas do nosso organismo e a manter-nos equilibrados com energia, aumenta a proteção contra as infeções e ainda se diz que ajuda na digestão e função intestinal.
Este mito tem se passado de geração em geração, e parte da população que conhece este mito fica sem ingerir este citrino.
















Eu acho que é um mito, e para além disso, quem gosta de laranja e quem se quer manter saudável, tem aqui um alimento essencial a essas características. Pelo contrario, e dito pelos nutricionistas faz bem comer uma peça de fruta destas por dia seja a qual for a hora.

Webgrafia:
http://www.arslvt.min-saude.pt

A manga é saudável !

As mangas são extremamente boas para a sua saúde, sendo ótima para:

- a pele, prevenindo rugas e hidratando-a ;
- a visão, devido à abundante existência de vitamina A;


Para além disso, foi descoberto que pode ajudar na prevenção do cancro da mamã e do intestino grosso.

Fontes:
http://1.bp.blogspot.com/_cy9ZXh-k9H8/SS4udwxBcoI/AAAAAAAAFzA/ATEgUUG9wX4/s320/manga1.jpg

Curiosidades acerca da Medicina Antiga

Sabias que:

- A saliva é um remédio natural. Nas guerras com os romanos, as mulheres dos germanos costumavam lamber-lhes as feridas.
- Os primeiros anestésicos foram as bebidas alcoólicas, o ópio e outras drogas.
- Durante a epidemia da gripe espanhola, em 1918/1919, que matou mais gente do que a primeira guerra mundial, grandes cartazes em Nova Iorque anunciavam que era proibido tossir ou espirrar, a multa era de $500
- Tomava-se escaravelho esmagado e gordura de porco para tratar erupções cutâneas.
- Para parar hemorragias internas, amarrava-se ao pescoço, um saco com sapo seco dentro.
- Pensava-se que engolir rãs vivas era bom tratamento para as inflamações de garganta. Achava-se que o visco da pele da rã era calmante.
- Júlio César, o primeiro imperador romano, foi retirado do corpo da mãe através de um corte a que hoje damos o nome de cesariana.
-  Era muito importante as operações depressa, por causa da dor e da perda de sangue. Por volta de 1840, Robert Lister bateu o recorde de amputação de uma perna, fazendo-o em apenas dois minutos e meio.
- No século XVIII, alguns cientistas franceses tentaram transplantar o coração de uma ovelha.
- Os doentes que vão para o hospital levam com eles infeções 10% dos doentes internados apanham uma infeção no hospital.
- O mais antigo hospital do mundo é o Hôtel Dieu, em Paris. Foi fundado em 600 DC.
- Os romanos comiam muito pouco acúcar. Quando os corpos das vítimas do Vesúvio foram descobertos, verificou-se que tinham dentaduras quase perfeitas.


FONTES: A Doença- História das Doenças e da Recuperação de Jim Hatfield

Diogo Malafaya e Pedro Desport

O tabaco nas adolescentes

Como já a maior parte das pessoas sabe, o tabaco é das primeiras drogas a serem consumidas pelos adolescentes. Muitas vezes, o primeiro cigarro é fumado quando se está com amigos, o que pode originar mais tarde um vício para toda a vida.
Segundo estudos, há um maior número de raparigas a fumar (a partir dos 13 anos) do que rapazes. Muitas vezes isto acontece devido às adolescentes querem controlar o seu peso, e para o manter baixo, pensam que fumar é uma solução.

Morrem 5 mulheres por hora por serem fumadoras.



Fonte:

Livro de Ciências 9º ano "Planeta Vivo- Viver melhor na Terra"








O chá é purificante ! Mito ou verdade??

Como existem diversos mitos sobre os poderes curativos dos chás, decidi clarificar essas ideias.


Existem ervas calmantes - camomila
,ervas diuréticas (rins) -Cavalinha, chá verde, chá de cidreira, chá branco
, ervas desintoxicantes - chá branco
E ervas estimulantes - chá preto


Para dores de estômago é aconselhado o chá de cidreira.
O chá preto pode combater as cáries, problemas cardio-vasculares, cancro e osteoporose.O chá verde ajuda a combater gastrites e a diminuir o colesterol.
O chá de camomila previne diabetes, lesões oculares, renais e nervosas e suaviza dores de cabeça.
Na minha opinião estas considerações devem ser aproveitadas viso que muitas estão cientificamente provadas e, ao tomar chá existe também um momento de convívio que contribui para a nossa saúde devido à boa disposição que se lhe associa.

Atenção existe uma série de ervas de não devem ser tomadas durante uma gravidezhttp://chanasaude.no.sapo.pt/ !

Fontes:
http://www.fyfz.cn/blog/dicey/200891002335.jpg

Excesso de paracetamol pode ser fatal

De acordo com um estudo publicado no “British Journal of Clinical Pharmacology”, o consumo frequente e em excesso de paracetamol pode causar, ao longo dos anos, uma sobredosagem perigosa e difícil de detectar que pode ser fatal.


Esta sobredosagem acumulada pode ocorrer quando as pessoas sentem dor e repetidamente tomam doses de paracetamol superiores às aconselhadas. "Com o tempo, os danos acumulam-se, e o efeito pode ser fatal", revela o líder do estudo, Kenneth Simpson.
O problema é que os médicos avaliam, habitualmente, qual o nível de sobredosagem através da medição da quantidade de paracetamol em amostras de sangue recolhidas ao paciente no momento da admissão no hospital. No caso de uma dose única de sobredosagem a amostra de sangue fornece informações impoetantes. Mas, as pessoas com sobredosagem acumulada poderão apresentar níveis baixos de paracetamol no sangue, apesar de estarem com problemas no fígado ou perto da morte.


Neste estudo, os investigadores da University of Edinburgh Scottish Liver Transplantation Unit, na Escócia, estudaram os dados de 663 pacientes que tinham dado entrada no Royal Infirmary of Edinburgh entre os anos de 1992 e 2008 com danos no fígado provocados pela toma de paracetamol.
Os investigadores constataram que 161 dos 663 pacientes tinham tomado sobredosagem acumulada, habitualmente para aliviar várias dores comuns, como dor abdominal, muscular, de cabeça ou dentária.


Kenneth Simpson explicou que, na admissão, estes pacientes pareciam apresentar problemas no fígado e no cerebro, requerendo diálise ou ajuda para respirar e estavam em maior risco de morte, do que os indivíduos que tinham tomado um única dose excessiva. O problema é ainda maior para as pessoas que chegam ao hospital repetidamente com uma sobredosagem, estas também têm um maior risco de morte ou precisam de um transplante de fígado rapidamente.




Pedro Calejo e Sofia Oliveira

Queimaduras na pele...

Uma queimadura é uma lesão na pele, provocados essencialmente com o contacto do calor ou do frio. Podem ser provocados pela eletricidade, por certos produtos químicos, entre outros...

As queimaduras, que originam a morte das células da pele. Mas a gravidade da queimadura só depende da fonte, da duração que a pele efectua perto dessa fonte e do local que é afetado.

Classificação de uma queimadura:

Classificação

Tecidos afectados

Sintomas
1º GrauEpidermeIrritação, edema mínimo e dor
2ºGrau SuperficialEpiderme e dermeIrritação, flictemas (bolhas) e dor intensa
ProfundaEpiderme e derme profundaIrritação, flictemas (bolhas), exsudado e dor menos intensa
3º GrauEpiderme, derme e tecido subcutâneo (com destruição das terminações nervosas).Aparência esbranquiçada ou negra que pode não ter dor


As queimaduras de 1º grau, podem ser tratadas numa clínica ou hospital, tendo a duração de 3 dias no máximo. Só se pertencerem a um bebé ou um idoso é que terão que recorrer ao hospital e sim, será mais grave.
As queimaduras de 2º grau, são piores porque afetam grande parte da derme. Demoram cerca de 3 semanas até a pele ficar melhor e não deixam a chamada cicatriz. Apenas se forem mais profundas ou maiores é que custam mais a regenerar e assim podem deixar uma cicatriz na pele.
As queimaduras de 3º grau afetam os tecidos subcutâneos e deixam uma mancha branca ou negra que pode não ter dor, mas tem uma grande duração de cicatrização se esses tecidos não forem regenerados com uma cirurgia.

Como tratar as queimaduras?


Queimaduras térmicas:

  • Colocar água fria
  • Desinfetar e colocar um produto de farmácia quando aparecem bolhas
  • Hidratação
  • Tomar analgésicos para aliviar a dor
  • Uso de cremes para as queimaduras apenas de 1º grau
  • Secagem da zona afetada com uma compressa esterilizada 
Queimaduras químicas:
  • Lavar a pele constantemente para tentar eliminar todas as substâncias que poderão fazer mal à pele enquanto não se dirigem para o hospital
Queimaduras elétricas:
  • Dirigir se imediatamente ao hospital, pois pode ter atingido áreas não visíveis ou internas
Queimaduras solares:
  • Uso de água fria para diminuir a temperatura da pele
  • Hidratação pelo facto da pele perder substâncias essenciais por estar muito tempo exposta ao sol
  • Aplicação de cremes, e protectores solares próprios
Queimadura de 3º grau











Os 3 graus de gravidade das queimaduras


Webgrafia:

A Mucosa olfativa usada para tratar lesões de Medula

Investigação portuguesa e grande avanço na medicina

Recentemente Dr. Carlos lima, neurologiata, no hopital de Egas Moniz, depois de ler sobre as características neurológicas e únicas do tecido fino olfactivo, que se regenera muito facilmente ao longo da vida, o Dr. Começou a pensar sobre a possibilidade de colocar esses “nervos” na medula da coluna danificada.

Desde então tem dirigido a sua investigação realizando estudos extensos tanto em animais como com cadáveres humanos.

Dr. lima, que trabalha como neurologista formou a sua equipa onde constam o Dr. Pedro Escada, especialista da garganta, que recolhe o tecido fino olfactivo do paciente e os Drs. Pratas Vital e Hasse Ferreira, neurocirurgiões que implantam este tecido fino na medula espinhal do paciente.

De acordo com as investigações preliminares e extensas do Dr. Lima, o hospital aprovou os ensaios clínicos em humanos.

Todos os pacientes foram submetidos a provas neurológicas, neurofisiológicas, ressonâncias, funcionamento da bexiga... Etc. Antes e depois das cirugias.

Excluíram os pacientes que tinham distúrbios psicológicos, múltiplas lesões medulares, condições médicas confusas, ou atrofia severa da medula espinhal.

A partir de Julho de 2001 até princípio de 2003 o Dr. Lima e a sua equipa operaram 7 pacientes.
Seis dos sete tinham lesões classificadas como completas. Idades entre os 11 e os 32 anos, dando uma media de 22 anos, o tempo entre lesão e cirurgia variava entre 6 meses e 6 anos e meio.

As lesões da medula espinal eram entre 1 a 6 centímetros de longitude, ainda que o Dr. Lima agora ache que só devia operar em lesões entre 2 e 3 centímetros.

A cirurgia consiste em extrair tecido fino olfactivo da cavidade nasal do paciente, tratá-lo e implantá-lo novamente dentro do sítio da lesão da medula espinhal.
O procedimento tarda entre 4 a 6 horas dependendo do nível da lesão e do grau do traumatismo, da presença de placas de fixação, de parafusos etc. Se da alta ao paciente depois de 4 a 7 dias.

Devido a que o tecido fino olfactivo pode diminuir a certa idade, a idade do paciente é importante.

fonte:

enfermeiro Carlos Filipe

Como evitar os ácaros?

Até 100 mil ácaros podem viver em um metro quadrado de tapete. Os tapetes podem abrigar 6-14 vezes mais ácaros do que piso laminado ou madeira. A presença de carpetes é particularmente fortemente associada com altos níveis alérgicos de animais de estimação. Como podemos ajudar a reduzir o número de ácaros? Basta substituir penas e travesseiros de plumas com recheios sintéticos e colocar o colchão e os lados com uma tampa de plástico, completamente aspirar colchão e travesseiros na base da cama. Mudar e lave fronhas, lençóis, cobertores e abrigo, e aspire a base da cama e ao redor do colchão coberto por semana. Use cobertores nylon ao invés dos de lã ou algodão. Frequentemente lavar roupa de cama (cobertores, edredões e almofadas de colchão) em água quente (60oC semanais). Quanto aos peluches, é possível dormir com eles de maneira a que não perturbam a pessoa com que dormem, colocando-os cerca de um dia no congelador.

Submeter os ácaros a estas temperaturas estremas é uma maneira muito utilizada para os eliminar pois eles não conseguem resistir a tais temperatura e morrem. Deixamos aqui várias técnicas para viver longe de ácaros.

Fontes:

-http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81caro

-http://www.casaedafamilia.com/articles/100-mil-acaros-em-um-metro-quadrado-de-tapete.htm

-http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/acaro/acaro.php

-Alérgica a ácaros que já consultou vários médicos para aprender a eliminar os ácaros

Entre 8 e 25% dos adultos europeus são obesos

Segundo dados do Eurostat, citados pela agência Lusa, entre 8% e 25% da população adulta da União Europeia é obesa e não existem diferenças sistemáticas entre os homens e as mulheres neste indicador.
De acordo com dados do gabinete de estatística da União Europeia (UE), que estudou os indicadores de 19 países, a proporção de obesidade foi maior nas mulheres em oito Estados membros, maior para homens em dez e igual num país.
O Eurostat, que não avaliou dados portugueses, destaca a Roménia, a Itália, a Bulgária e a França como os países com menor percentagem de obesos adultos, entre os 8% e os 12,7%. Pelo contrário o Reino Unido, Malta, Letónia e Estónia são os países que mais se destacam pela negativa, com valores entre 18,4% e 23,9%.

Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/entre-8-e-25-dos-adultos-europeus-sao-obesos

Pedro Calejo e Sofia Oliveira

Álcool e Jovens


O que são as bebidas alcoólicas?

São bebidas que contém álcool etílico (etanol) em maior ou menos percentagem. Podem ser bebidas fermentadas, como o vinho, ou destiladas, como a aguardente.

As bebidas alcoólicas são uma droga?

As bebidas alcoólicas fazem parte do grupo das drogas, embora a sua utilização seja legal. Apesar de ser uma droga legal, pode diminuir a capacidade do cérebro pensar sobretudo quando ingerido em excesso. Esta droga, como todas as outras, provoca dependência.

Mas afinal posso ou não beber “um copo”?

Antes dos 18 anos o fígado não está preparado para a metabolização do álcool, o que mais tarde pode trazer consequências, por isso, apenas é aconselhado beber depois dos 18 anos mas, sempre, com moderação!

O que é que é beber com moderação?

Beber com moderação implica que o álcool não interfira na saúde, na vida pessoal, social e com a segurança da sociedade.

O álcool estimula? Mas é calmante?

Em pequenas e moderadas quantidades as bebidas alcoólicas estimulam o nosso organismo, o que nos deixa com a sensação de energia e excitados. Ao atingir o cérebro, em grandes quantidades, o álcool, provoca diminuição da tensão e ansiedade. Em excesso podemos mesmo ficar com fraqueza muscular ou, até mesmo, entrar em como.

É perigoso misturar álcool com outras substâncias?

As bebidas alcoólicas tomadas ao mesmo tempo que calmantes, anti-depressivos ou comprimidos para o sono são muito perigosas, podendo levar ao coma.

As raparigas devem beber menos?

O fígado das raparigas tem menor capacidade do que o dos rapazes para metabolizar o álcool e o organismo apresenta menos quantidade de água onde o álcool se vai dissolver, razoes pelas quais para que num rapaz e numa rapariga com a mesma idade e peso o álcool terá consequências mais marcadas na rapariga.


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bebida_alco%C3%B3lica

http://www.elisabethsalgadoencontrandovoce.com/bebidas_na_adolescencia.htm

Panfleto informativo


Ass.: Maria Ana Pinheiro e Teresa amorim




Pele de Galinha

A pele de galinha, ou cutis anserina, é uma manifestação da pele humana como reação ao frio, às emoções ou irritação da pele. A pele é composta por três capas, a epiderme ou camada exterior, a derme e a hipoderme, que é a que leva à pele de galinha.
Prevenção: há que ter durante todo o ano cuidados na hidratação da pele mantendo-a o mais lisa e macia possível. Este efeito é conseguido com a fricção diária no duche e do uso de hidratantes depois. Quando a pele é oleosa, forma-se na sua superfície uma acumulação de gordura que aí se deposita com as células mortas. Para tornar a epiderme mais fina deve usar, antes do seu creme hidratante, uma loção corporal regeneradora à base de AHA (ácidos de frutos) ou de ácido glicólico.


Neurofibromatose doença rara tipo 1

CAUSA

A neurofibromatose é uma desordem genética que apresenta características distintas. A neurofibromatose tipo 1 é causada por uma mutação genética no cromossoma 17.

Sintomas Neurofibromatose tipo 1

Pessoas portadoras da doença neurofibromatose tipo 1 podem ter manchas café com leite na pele e tumores benignos pelo corpo chamados neurofibromas. A

quantidade de manchas café com leite e neurofibromas varia de acordo com a pessoa. Alguns portadores podem apresentar comportamentos ósseos e outras complicações.

TRATAMENTOS


Atualmente tanto a neurofibromatose tipo 1 como a neurofibromatose tipo 2 não tem cura. As pessoas com neurofibromatose precisam realizar cirurgias. As decisões são difíceis
pois os tumores podem estar localizados em pontos delicados do corpo humano.

ROER AS UNHAS: Sim ou Não?


Roer as unhas , também designado pelo termo técnico onicofagia, é o hábito de morder as unhas (dos dedos das mãos ou dos pés) durante períodos de nervosismo, ansiedade, stress, tédio ou até mesmo fome. Pode ainda ser um sinal de desordens a nível emocional ou mental. Este hábito, normalmente, começa desde que as pessoas são pequenas crianças (por volta dos 4 ou 5 anos), mas prolonga-se por toda a vida. Há pessoas de todas as gerações a ter este hábito.

Aspectos Negativos

Roer as unhas é prejudicial à saúde de uma pessoa porque pode resultar num transporte de germes, que vivem sob a superfície das unhas, até à boca. Outro factor negativo é o facto de quando se roem as unhas a pele em seu redor acaba por também ser ruída o que pode provocar infecções que se podem alastrar a vários dedos e à boca.

Roer unhas também pode ser negativo por restringir o uso das mãos. Um roedor de unhas compulsivo pode ter sua habilidade para trabalhar restringida (por exemplo, escrever, digitar, desenhar, tocar instrumentos de corda, dirigir) por causa dos estragos feitos às unhas ou à pele em volta.

Um longo hábito de roer unhas pode ocasionar desgaste do esmalte dos dentes incisivos, podendo gerar cáries nessas áreas.

Tratamento

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam existem tratamentos para este mau hábito. Pode ser tratado por meio de medicamentosas medicações utilizadas para tratar o problema incluem potentes anti-depressivos – ou realizando terapia comportamental – neste tipo de tratamento a pessoa é “treinada” para não roer as unhas. Pode ser utilizado por si só ou como complemento aos medicamentos . Podem também ser utilizados outros tipos de métodos, que são os mais utilizados, como vernizes com um sabor desagradável ou o uso de um elástico no pulso que, a própria pessoa ou amigo e familiares, puxam quando vêem a pessoa a roer as unhas.


Mas temos que ter em conta que estes métodos por si só não são quase nada eficazes. É necessário que uma pessoa que pretenda superar este vício, tenha uma enorme dedicação e uma grande força de vontade.


Fonte: www.wikipedia.org

Teresa Amorim e Maria Ana Pinheiro

Síndrome de Tourette

O síndrome de Tourette é uma desordem neurológica ou neuroquímica que os sintomas vísiveis são repetidos com considerável frequência:
- tiques
- reacções rápidas
- movimentos repentinos (espasmos)
- vocalizações

Estes tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade, e cada pessoa tem uma diferença nos sintomas que a outra. A maioria das pessoas afectadas são masculinas.



Mas alguns aprendem a lidar com este síndrome tornando-o numa vantagem para o trabalho como Samuel Comroe:


O que devo ter no kit de primeiros socorros?
  • Analgésicos/ antipiréticos (dores / febre)
  • Antidiarreicos (diarreia)
  • Anti-Histaminicos (alergias)
  • Antieméticos (perturbações gástricas)
  • Alcoól Etílico / Betadine´
  • Termómetro
  • Seringas e agulhas várias(estrelizadas)
  • Soro Fisiológico (para desinfecção de olhos, entre outros)
  • Compressas
  • Pensos rápidos
  • Ligaduras
  • Gaze
  • Luvas (não devem de ser de látex)
  • fita adesiva
  • saco de calor
  • saco de frio instantâneo
  • solução fisiológica instantâneo
Este equipamento deve ser deixado longe das crianças e é sempre preciso para uma emergência (que não se sabe quando vai acontecer)

Atrasos de desenvolvimento

Atraso de desenvolvimento é o conjunto de dificuldades que uma criança apresenta em acompanhar funcionalmente o que ambiente oferece.

Intervenção:
Numa primeira fase, a intervenção deve ser efetuada pelo médico que acompanha a criança, para posteriormente se estabelecer o diagnóstico de um atraso ao nível do desenvolvimento.



Sinais e sintomas

•dificuldade para rolar,sentar,engatinhar e ficar de pé (a criança não suporta estas posturas e reage com irritação ou choro)
•incapacidade para segurar e explorar objetos
•medo excessivo de arriscar
•quedas frequentes
•dificuldades para ler e escrever
•dificuldade de aprendizagem

Fontes:
edif.blogs.sapo.pt/
www.fmrp.usp.br/r
educacaoespecial.madeira-edu.pt/
johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/
www.mil-folhas.net/
www.publico.pt/
www.paho.org/

A beleza da polinização

Polinização é a passagem do pólen de um estame para o estigma da flor ( transferência de células reprodutivas masculinas através dos grãos de polén que estão localizados nas anteras de uma flor para o receptor feminino.

Polinização Cruzada, é o método segundo o qual muitas plantas produzem sementes que vão dar origem a novas plantas. O pólen masculino, produzido nas anteras dos estames, e os óvulos femininos, produzidos nos ovários dos pistilos, formam as sementes. As plantas que produzem sementes nos próprios pistilos com o pólen de outras plantas são plantas de polinização cruzada. Alguns salgueiros, por exemplo, só possuem estames masculinos, e outros só possuem pistilos femininos. Cada nova planta é formada por duas plantas. Uma planta que se autopoliniza produz sementes com os próprios estames e pistilos.

A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos (seres vivos), ou abióticos, (seres não vivos). A polinização pode ser conseguida, principalmente, através de:

§ Vento - Anemofilia ;

§ Insetos (abelhas, vespas e moscas) - Entomofilia;

§ Borboletas - Psicofilia;

§ Aves - Ornitofilia;

§ Água - Hidrofilia;

§ Homem - Artificial;

§ Morcegos - Quiropterofilia;

§ Moluscos - Malacofilia.


Video do "milagre" da polinização:

http://sorisomail.com/email/213402/a-beleza-da-polinizacao-em-alta-definicao-e-camera-lenta.html

Fontes: Wikipédia

Só Riso Mail Vídeos

Fumadores Passivos

Ser fumador passivo é absorver o fumo do cigarro, cachimbo, charuto ou cigarrilha, apenas pelo ato de respirar;

O próprio fumador ativo também é um fumador passivo pois quando está a fumar num ambiente fechado, aspira passivamente o fumo que acabou de expelir.

O fumo inalado pelo fumador passivo permanece no seu seu sangue durante 48 horas.

Uma outra forma de se fumar passivamente é a que ocorre com os fetos, (bebês que ainda estão no interior das mães), pois as substâncias do fumo passam para o feto pelo cordão umbilical; e com os bébés que são amamentados, porque as substâncias do tabaco também estão presentes no leite materno.

O fumador passivo também pode sofrer com problemas respiratórios tais como a asma, falta de ar, irritação de órgãos ou, até mesmo, cancro do pulmão. Também é possível aparecer doenças cardiovasculares ou cancro em locais do útero. Pode mesmo levar à morte.

Os principais grupos de risco dos fumadores passivos são as grávidas, as crianças e os asmáticos.

Por conseguinte é essencial que os que não fumam tenham consciência disto: fumam passivamente. Logo é necessário ter atenção para não se poluir com o fumo produzido pelos outros.

http://www.youtube.com/
http://www.acores.com/
http://tabagismo8a.wordpress.com/


Tosse Convulsa


Tosse Convulsa
A tosse convulsa é uma doença infeto-contagiosa que ataca o aparelho respiratório.
Via de Transmissão: contacto direto através da via respiratória.
Período de Incubação: varia entre 6 e 20 dias
Duração: 6 a 8 semanas, sendo que depende do grau e do grau de imunização da pessoa
Manifestações Clínicas:  É dividida em três fases: 
1 - Fase catarral – dura de 1 a 2 semanas e é o período onde há maior probabilidade de as pessoas serem contagiadas. Caracterizada por secreção nasal, lacrimejar, tosse discreta e febre baixa. 
2 - Fase paroxística – dura de 1 a 4 semanas (ou mais). Há umafortalecimento da tosse, que frequentemente piora à noite.  
3 - Fase de convalescença – é mais raro, um individuo chegar a esta fase, mas quando chega as manifestações são menos intensas.
Tratamento: A prevenção com a vacina (que é obrigatória segundo o plano se vacinação), é a única medida eficaz. Em crianças, ela é distribuída gratuitamente em postos de saúde 
O tratamento com antibióticos como macrolídeos é mais eficaz se o indivíduo estiver na fase catarral. Na fase paroxística já não há muito a fazer.

Fontes:

A Gravidez e as Drogas Combinam?

A maioria das grávidas adolescentes não tem qualquer noção o que as drogas pode fazer aos seus fetos. Este facto pode ser muito prejudicial, mas a realidade é que grande parte das adolescentes grávidas continua a fazê-lo o que prova que não estão devidamente informadas, logo nós decidimos fazer este post para informar os nossos leitoras.


Uso de Drogas

Quando as grávidas consomem algum tipo de drogas, como a cocaína, durante a gravidez podem criar consequências muito negativas no desenvolvimento do seu feto: malformações físicas ou problemas neurológicos, como por exemplo a microcefalia (cabeça muito pequena devido ao pouco crescimento do cérebro) e anomalias da retina. O uso destas drogas pode até mesmo levar à morte súbita repentina da criança, mesmo tendo sobrevivido ao parto, ou pode ter consequências para toda a sua vida como dificuldades em aprender, como a dislexia.

Como o tabaco, mas em muito maior grau, as drogas, nomeadamente a cocaína, diminuem o fluxo de sangue transmitido para o feto, que, consequentemente terá baixo peso ao nascer. O consumo de drogas também pode ocasionar tensão alta, mesmo quando o bebé ainda se encontra na barriga da mãe ou pode ocasionar o nascimento prematuro por deslocamento da placenta ou devido a contracções uterinas precoces.

Para além disso, quando as drogas são consumidas através de um modo injectável, existe o risco de que a mãe (a consumidora) se contamine com o vírus HIV o que pode levar à transmição da SIDA para o feto.


Fonte: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/gravidez.html

Cancro do Estômago

 Aqui vai um pequeno video sobre o Cancro do Estômago.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=pJyMNJCRhQA&feature=related

DIA MUNDIAL CONTRA A SIDA, a ameaça continua...

O Dia Mundial da Luta Contra a Sida assinala-se no dia 1 de Dezembro, mundialmente. A razão da escolha deste dia deve-se ao facto de o primeiro caso de sida ter sido. diagnosticado a 1 de Dezembro de 1981.
De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde existem cerca de 33,3 milhões de pessoas infectadas com o vírus da SIDA em todo o mundo e todos os anos morrem mais 2 milhões de infectados.

A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.
O VIH é o agente causador da sida. Este agente pode ficar incubado no corpo humano por tempo indeterminado, sem mostrar sintomas. 
A sida caracteriza-se por uma quebra do sistema imunitário do organismo e, por este motivo, as infecções de ordem geral não podem ser combatidas eficazmente. Ainda não foi encontrada uma cura para esta doença.
Principais dados relacionados com a doença:
Total: Cerca de 34 milhões de pessoas viviam com o vírus VIH em 2010 (33,3 milhões em 2009).
Mortes: Cerca de 1,8 milhões de pessoas morreram de doenças relacionadas com a sida (1,9 milhões em 2009 e 2,2 milhões em 2005).
- Novas infeções: O vírus do VIH infectou 2,7 milhões de pessoas em 2010 (o número mais baixo desde 1997).
Crianças: Cerca de 390 mil crianças nasceram com sida em 2010 (370 mil em 2009).
Tratamento: Mais de 6,6 milhões de pessoas em países em vias de desenvolvimento tiveram acesso a tratamento antiretroviral durante 2010, contra 5,2 milhões em 2008. No total, 7,4 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, quase metade dos pacientes elegíveis para o tratamento tem acesso à terapia.
Financiamento15 mil milhões de dólares (cerca de 11 mil milhões de euros) em 2010.


Para mais informações sobre este dia e esta doença, consulte os seguintes artigos: 
Pode ainda consultar o jornal "Metro" de hoje que tem um artigo muito interessante sobre este tema. (http://www.readmetro.com/en/portugal/porto/)

Fontes: