Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Consumo de álcool moderado aumenta risco de cancro da mama

Já tinha descoberto que o elevado consumo de álcool estava associado a um aumento do risco de cancro da mama.

Para descobrir se o mesmo acontecia com doses mais  moderadas de álcool, os investigadores da Harvard Medical School, nos EUA, contaram com a participação de 105.986 mulheres para analisarem qual o impacto da quantidade de álcool, frequência de consumo e da idade no desenvolvimento do cancro da mama.

Descobriram que durante o período de acompanhamento, que decorreu entre 1980 e 2008, foram diagnosticados cerca de 7.690 casos de cancro da mama invasivos. Os investigadores verificaram que o consumo moderado de álcool (5 a 9,9 gramas por dia − o equivalente a três a seis copos por semana) estava associado a um aumento de cerca de 15% do risco de cancro da mama. Este estudo revelou também que, em comparação com as mulheres que nunca consumiam álcool, as que consumiam pelo menos 30 gramas de álcool diário (pelo menos duas bebidas por dia) tinham, em média, um risco 51% maior de cancro da mama.

Os investigadores também investigaram, isoladamente, os níveis de consumo de álcool entre os 18 e os 40 anos e após os 40, tendo descoberto que o consumo de álcool estava muito associado ao risco de cancro da mama. Isto manteve-se mesmo nas pessoas que consumiram álcool no início da idade adulta e que controlaram a ingestão de álcool após os 40 anos. O consumo excessivo de álcool − mas não a frequência do consumo − também foi associado ao risco de cancro da mama.

Os investigadores acrescentam ainda que, embora ainda não se saiba qual o mecanismo responsável pela associação entre o consumo de álcool e o cancro da mama, uma possível explicação pode envolver os efeitos que o álcool tem nos níveis de estrogénio que se encontram em circulação.

           www.alert-online.com

Sem comentários: