Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FUMAR MATA!


Fumar causa dependência e é perigoso porque pode provocar muitas doenças graves e fatais incluindo o cancro de pulmão e doenças do coração. O fumo do cigarro contém milhares de substâncias químicas que são cancerígenas ou tóxicas.

Não se deve presumir que cigarros com valores baixas de alcatrão e nicotina são menos prejudiciais, na verdade a OMS afirma que mudar para produtos com menos alcatrão não traz benefícios significativos para a saúde.

O tabaco nas crianças, jovens e grávidas…

As crianças, jovens e grávidas não devem fumar. Evitar que os jovens fumem é uma atitude importante que passa pela proibição da venda/dificuldade de acesso ao tabaco a menores e por programas educacionais que preferencialmente devem visar os jovens em meios de comunicação que lhes sejam apelativos como canais televisivos orientados para esta faixa etária e internet.

Deixar de fumar…

O hábito de fumar é por vezes difícil de combater. A nicotina provoca dependência por processos semelhantes ao de outras drogas ou álcool: uso compulsivo, efeitos psicoactivos, comportamento a droga, tolerância e dependência física, manifestada por síndrome de abstinência. Os sintomas de abstinência mais importantes são: necessidade imperiosa de fumar, ansiedade, irritabilidade, agressividade, dificuldade de concentração, dores de cabeça, aumento do apetite…

Deixar defumar nem sempre é fácil…mas traz benefícios de toda a ordem a nível físico (desaparecimento do cheiro a tabaco, hálito mais fresco, aumento do paladar, diminuição do risco de doenças), psicológico (aumento da auto-estima e reforço das competências individuais) e socioeconómico (poupança económica e melhor aceitação social).

É importante ter a noção de que voltar a ser um individuo “não fumador” não é um simples acto mas um processo em que se fazem escolhas e mudanças que necessariamente alteram o estilo de vida. Muitas vezes para deixar de fumar os indivíduos necessitam de apoio especializado existindo em todo o País consultas quer em Hospitais Públicos, quer em Centros de Saúde que se dedicam a este tipo de trabalho.

Consultas de Cessação Tabágica…

Quando entrou em vigor da lei do tabaco o número de indivíduos a recorrer às consultas de cessação tabágica quase duplicou… contudo sabe-se que apenas uma minoria recorre a ajuda técnica (cerca de 14%).

As consultas de cessação tabágica são orientadas por uma equipe que poderá envolver diferentes técnicos da área de saúde (médicos, enfermeiros , psicólogos, nutricionistas) e os métodos terapêuticos são ajustados de acordo com o nível de dependência e de motivação.

Em relação aos custos…

A maioria dos indivíduos que têm frequentado as consultas de cessação tabágica refere que têm dificuldades em suportar o custo da medicação específica, uma vez que esta não é comparticipada.

Segundo especialistas o doente é seguido cerca de 1 ano em consultas onde paga as taxas moderadoras do SNS e o custo médio da medicação e de 50€/mês…um português que fume 10 cigarros/dia gasta em média 52€/mês…talvez seja altura de também aqui começarmos a fazer contas…

A esta questão dos custos directos acrescem os custos a longo prazo com a eventual necessidade de tratamento de doenças mais complexas e “pesadas” a nível económico e humano como o cancro de pulmão e a DPCO (doença pulmonar crónica obstrutiva).

Fontes: Panfleto informativo e Jornal Notícias

Teresa Amorim e Maria Ana Pinheiro

Sem comentários: