Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mistério da Pílula!

Estudo britânico diz que pílula poderá diminuir risco de cancro nos ovários

Cientistas britânicos dizem que a pílula baixa o risco de cancro nos ovários. Em cada grupo de 100 mil mulheres, houve menos 12 afectadas pelo cancro nos ovários. Mas há outro efeito contrário: alguns especialistas defendem que a pílula aumenta o risco de cancro da mama.

Pílula


A pílula é dos medicamentos mais utilizados e conhecidos no mundo. Atualmente 100 milhões de mulheres tomam a pílula. Existe a prevenção de 200 mil novos casos de cancro da mama à custa da toma da pílula, nomeadamente o facto de impedir a ovulação e que também, mensalmente, ocorra a menstruação. Ao longo dos anos, a pílula tem vindo a tentar melhorar os primeiros efeitos secundários que tinha: as doses hormonais, por exemplo. Com isto, conclui-se que se consegue, ao longo do tempo, melhorar a própria qualidade de vida. A pílula tem um efeito protetor. As mulheres devem tomá-la por 30 anos, quase toda a vida.

Mama

A mama, para além do efeito estético, é um órgão que deverá ter a sua função, por exemplo, um útero será mais propenso a ter uma situação benigna, mas se não houver gravidez, esse útero terá maior propensão para que isso aconteça porque não exerceu a sua função, que é realizar uma gravidez, e a função da mama é amamentar e todas as alterações que ocorrem neste órgão (aumento de volume, alterações celulares,...) são benéficas.

Fontes: RTP

Sem comentários: