Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 7 de outubro de 2007

Anorexia

Quando a balança é uma obsessão!

A anorexia é uma patologia em que o individuo sente uma falta anormal da vontade de comer.
Os sinais de alerta são:
  • Perda de peso;
  • Pesar ou contar os elementos a ingerir;
  • Servir-se de pequenas quantidades de comida cortando-as em pedaços muito pequenos;
  • Isolamento Social;
  • Pratica exagerada de exercicio fisico, entre outros.
As pessoas que sofrem de anorexia sentem um grande mal estar interior. Deixam de comer gradualmente, não se sentam à mesa, desculpam-se de nao ter fome e de estarem mal dispostas ou com problemas de estômago. Passam o tempo a desculparem-se por ja terem comido como por exemplo: em casa dizem que ja comeram na escola. Têm horror ao açucar e à tabela das calorias é uma presença constante nas suas cabeças. Deixam de comer doces, pão, massa, carnes.... A balança torna-se a sua melhor amiga. Exageram no exercicio fisico passando assim horas no ginásio, fazem sessões intermináveis de abdominais ou percorrem quilometros a pé.
Ao mesmo tempo começa a haver uma distorção da imagem corporal: por muito magra que esteja, vê-se ou sente-se sempre gorda.
A anorexia afecta, sobretudo, as mulheres. É mais frequente nas adolescentes, entre os 12 e os 18 anos.
Desconhece-se a causa exata, mas pensa-se que na sua origem estará uma conjugação de factores socias, culturais, caracteristricas da pessoa, predisposição genética e problemas de relacionamento. Comparados com pessoas da mesma idade os anorécticos são pessoas mais sensiveis, organizados, cuidadosos e perfeccionistas. Numa fase inicial tornam-se demasiado sérios e introvertidos, depois afastam-se dos amigos e raramente querem sair de casa.
"O progressivo isolamento social, é um dos principais sintomas da doença"
É de salientar que os padrões de beleza ditados pela moda, podem contribuir para o desenvolvimento destes problemas. O facto de as revistas para adolescentes passarem a imagem de sucesso associada à magreza e insistirem em conselhos para disfarçar ancas largas, peitos pequenos... e em dietas desajustadas agravarem eventuais défices de auto-estima e dificuldades psicológicas. Nos adolescentes, há ainda que considerar as alterações físicas e mentais ocorridas nesta fase.
As Crianças, estão a transformar-se em adultos e começam a disputar para a sexualidade. Estas alterações causam, por vezes crises graves de identidade.

Sem comentários: