Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

A gripe das aves é o nome de uma doença originada por uma variedade do Vírus Influenza (H5N1). Os hospedeiros são as aves, mas pode infectar mamíferos.
Esta doença apareceu pela primeira vez em Itália (1900), mas é conhecida por existir por todo o Mundo, principalmente no sudeste asiático. O H5N1, causador da gripe aviaria, é responsável por grandes epidemias e pandemias.
Esta doença é semelhante com a gripe, excepto no nível molecular. Se este vírus sofrer mutação pode ser uma ameaça para os humanos, visto que é desconhecido e pode transmitir-se de pessoa para pessoa através de espirros, tosse ou contacto físico.
Se este vírus se reproduzir antes que o sistema imunitário consiga produzir anticorpos, a epidemia pode propagar-se por todo o Mundo causando problemas de saúde pública, sendo mesmo fatal.
O subtipo H5N1 foi isolado pela primeira vez, em 1961, na África do Sul. Sabia-se que as galinhas infectadas morriam num curto espaço de tempo. Em Maio de 1997, o vírus H5N1 foi isolado pela primeira numa criança em Hong Kong.
Até 10 de Outubro ocorreram 117 casos: 60 mortos.

Actualmente

Em 2005 a gripe das aves infectou pessoas no Vietnã, Tailândia, Indonésia e Camboja; e infectou aves em Laos, China, Turquia, Inglaterra e Canadá.
"A rapidez é essencial quando se trata de um vírus que vive no ar e tem acção rápida como o influenza. É provável que as autoridades não tenham a menor oportunidade de barrar o avanço de uma pandemia nascente se não conseguirem contê-la em 30 dias."
A próxima pandemia pode começar em qualquer lugar do globo, mais provavelmente na Ásia. Além de preocupar os oficiais da saúde pública, a gripe das aves já trouxe alguns prejuízos à economia mundial.
Ainda não existe nenhum tipo de tratamento. Quando se identifica a doença, mata-se o animal.

Sem comentários: