A actividade física é o conjunto de todos os movimentos ou esforços corporais, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior que os níveis normais de repouso. Actualmente este termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual. Esta actividade é tão necessária aos seres humanos, como a alimentação ou o afecto. Sem ela alteram-se algumas características das pessoas e reduzem-se as suas capacidades globais. Sem actividade física regular, as pessoas perdem um pouco, a sua oportunidade de viverem saudáveis, de prevenirem alguns problemas de saúde.
A actividade física é um estímulo não só físico, como também mental na medida em que contribui para o aumento da força de vontade, da motivação, da resistência à frustração e do bem-estar psíquico.
Na sociedade em que vivemos, que disponibiliza acesso permanente a bens alimentares para a maior parte da população, a criação de reservas de energia sob a forma de gordura, é uma consequência inevitável. Uma forma de a contrariar é a actividade física regular.
A actividade física tem um papel muito importante na sociedade de hoje, visto que a obesidade tem vindo a aumentar e que esta actividade também previne o aparecimento ou agravamento de várias doenças, como também pode auxiliar na sua recuperação.
Maria Macedo e Teresa Pinheiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário