Nós achamos por bem antes de criar novos posts falar um pouco da sua história...
Como todos sabemos, a medicina evoluiu muito desde dos dias de Hipócrates, mas existem coisas em comum, já Hipócrates se baseava nos sintomas de cada paciente para realizar um diagnóstico para a partir daí efectuar os devidos estudos e tratamentos necessários para curar a doença. O curioso é quem esta mente brilhante viveu em 300 a.c.
Na Idade Média foram os monges que assumiram um papel preponderante na evolução do legado da Medicina, fazendo dos seus mosteiros pequenos hospitais, eles inventaram novos medicamentos e adaptaram barbeiros a rudimentares cirurgiões para desta forma poderem drenar abcessos ou eliminar impressões.
Depois foi Louis Pasteur que sugeriu que as infecções eram causadas por seres vivos, como tal ele inventou o processo de pasteurização, que também é muito utilizado no leite. Ou porque não falar de Alexander Flemin que inventou a penincilina...
O certo é que a Medicina nunca mais parou, todos os dias surgem novas doenças e novas curas, o mais pequeno vírus ou bactéria pode causar uma pequena doença ou uma pandemia, na medicina tudo é um pouco imprevisível.
Os segredos do corpo humano cada dia são descobertos, mas atrás de um enigma está outro e por isso é que a medicina nunca vai parar!
Bernardo Pinheiro e Henrique Mano
Sem comentários:
Enviar um comentário