Existem muitos métodos contraceptivos, e de prevenção de DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Cada pessoa deve escolher o que lhe parece mas eficaz e adequado, e com o qual se sente melhor. Estes são os métodos mais conhecidos:
Preservativos
Masculino
O mais popular e utilizado. Consiste numa cobertura de látex, colocada sobre o pénis, que impede a passagem do esperma para o interior da mulher. Deve ser retirado logo depois da ejaculação.Feminino
Menos utilizado e comerciado em Portugal. É parecido com o masculino, mas tem um anel flexível em cada ponta. Deve ser aberto imediatamente antes da relação, e coloca-se com um ou dois dedos para dentro da vagina, colocando o anel fechado o mais longe possível, e deixando uma ponta de fora. Deve também ser retirado logo a seguir à ejaculação, com a ponta de fora fechada para nao haver risco da entrada do esperma para a vagina. Vantagens: possuem desde 82 a 97% de eficácia, são fáceis de colocar, e protegem de DST's e de gravidez.
Desvantagens: possuem risco de rebentamento (principalmente em caso de má colocação) e têm que se usar um diferente em cada relação
Diafragma
É um anel flexível com uma película de borracha, que se coloca na vagina, cobrindo o colo do útero. Forma barreira contra a entrada de espermatozóides. Deve colocar-se entre 15 a 30 minutos antes da relação, e apenas retirá-lo 6 a 8 horas depois da última penetração. Existem vários tamanhos, pelo que a mulher deve consultar o ginecologista para descobrir o tamanho adequado. Deve ser utilizado em conjunto com um espermicida. Vantagens: variados tamanhos; eficácia equivalente à do preservativo (motivos de menos eficácia: não utilizar um espermicida, tamanho inadequado ou má colocação); não interfere com o ciclo menstrual; só precisa de substituição de aproximadamente 4 em 4 anos; não reduz o prazer (para quem pensa que o preservativo reduz, é uma boa opção); relativamente fácil de usar.
Desvantagens: não protege das DST's; risco de infecção urinária, irritação da vagina, dor na relação; preço; possível reacção alérgica à borracha; não deve ser utilizado por recentemente grávidas ou por virgens.
Pílula
Consiste nuns comprimidos que se tomam com acompanhamento médico, com horários e datas bastante precisas.
Vantagens: eficácia até 99,9%, em caso de boa utilização; regulariza a menstruação; pode combater o acne; não interfere na relação; pode proteger de algumas doenças ginecológicas.
Desvantagens: não protege das DST's; pode ter efeitos secundários, como náuseas, vómitos, tonturas, modificações emocionais...; tem de ser utilizada cm grande responsabilidade.
Pílula do dia seguinte
A saída de emergência para as mulheres que não tomaram as devidas precauções. Consiste em dois comprimidos: um deve ser tomado o mais cedo possível depois da relação, e o outro após 12 horas: a eficácia varia conforme o tempo que vai desde a relação e o primeiro comprimido, e pode ser tomada até 72 horas depois da relação. Deve ser apenas utilizada em casos especiais, de emergência, porque não é muito boa para a saúde.
Cirurgias
Laqueadura
Consiste no bloqueamento das trompa de falópio, para que os espermatozóides não consigam alcançar o óvulo.
Vantagens: elevada eficácia, até 99,9%; não interfer com a relação; não apresenta efeitos secundários.
Desvantagens: practicamente irreversível (a cirurgia contrária é cara, arriscada e pouco eficaz) pelo que é uma difícil decisão a tomar; Não proteje de DST's
Vasectomia
Consiste no corte dos canais deferentes (tubos que ligam os testículos ao pénis). Assim, os espermatozóides não chegam ao pénis, e o esperma não fertiliza o óvulo, evitando a gravidez.
Vantagens: eficácia practicamente nos 100%; cirurgia simples com anestesia local, sem grandes riscos e efeitos secundários.
Desvantagens: practicamente irreversível (a cirurgia contrária é cara, arriscada e pouco eficaz) pelo que é uma difícil decisão a tomar; Não proteje de DST's
Opinião Pessoal
Eu escolheria sempre um método que prevenisse tanto a gravidez como as DST's, que é o caso dos preservativos, tanto da parte da mulher como do homem. Posso vir a pensar em tomar a pílula, até porque regulariza a menstruação, e é muito eficaz, mas nesse caso continuarei com a prevenção das DST's, até ter a certeza que o parceiro se encontra livre destas doenças. Nunca faria a laqueação das trompas, porque, para além de querer ter filhos, mesmo que não quisesse, poderia vir a arrepender-me, e esta nem sequer proteje das DST's.
Sara Moniz
Sem comentários:
Enviar um comentário