Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 13 de novembro de 2011

Bactérias





















A maior parte das pessoas, principalmente os jovens, associam bactérias a algo maligno e nocivo. No entanto, apenas 1% das bactérias provocam doenças. Mas afinal o que são bactérias? Bactérias são as formas de vida mais pequenas, abundantes e resistentes do planeta. Estas são organismos unicelulares, procarióticos, que podem ser encontrados na forma isolada ou em colónia e pertencem ao reino Monera. São microorganismos constituídos por uma célula, sem núcleo celular nem organelos membranares. Costumam reproduzir-se por divisão benigna e quase todas se alimentam por absorção das substâncias existentes no meio envolvente, mas algumas aproveitam a energia solar ou a energia química da emanação vulcânica.

Quase todas as bactérias são benignas e até saudáveis para os seres vivos. O Lactobacillos,por exemplo, é uma bactéria que transforma a lactose em ácido láctico, do qual se obtém o iogurte, e também se encontra no corpo humano, na vagina e no trato intestinal. A Rhizobium, por sua vez, permite às raízes das plantas leguminosas, absorver o nitrogénio do solo.

As bactérias nocivas são patogénicas e existem em todos os seres vivos e nos produtos agrícolas. Podem passar dos alimentos para as pessoas, das pessoas para os alimentos ou entre si. No século XIV, a bactéria Yersinia, existente nos ratos e nas pulgas, causou um grande número de mortes, na epidemia que veio a ser conhecida como peste negra.

CURIOSIDADES: -Podem existir 4o milhões de células bacterianas num mililitro de saliva.
-Na boca Humana existem cerca de 25 espécies de bacilos.
-As bactérias são os organismos mais antigos do planeta.
-As bactérias podem sobreviver a ambientes muito hostis inclusive a temperaturas de 250 ºC.
-70% dos antibióticos são produzidos por fermentação bacteriana.

FONTES: Enciclopédia Visual Corpo Humano Defesas e Doenças

Pedro Desport e Diogo Malafaya

Sem comentários: