Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Brincar com as emoções


O departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências, especialistas da faculdade de Psicologia e terapeutas da Associação Criar, em colaboração com a Universidade de Austin, no Texas, desenvolveram o protótipo de um jogo de computador interativo para as crianças autistas. Este jogo consiste em ajudar as crianças que sofrem de autismo a familiarizarem-se com as emoções representadas no rosto de uma pessoa, visto que isto é uma dificuldade muito presente no espetro do autismo. A utilização deste jogo poderá ajudar a comunicação e vida social dos autistas.

Este jogo denomina-se LifeisGame e pode ser jogado através do IPhone, IPad ou computador (touchscreen, de rato ou até mesmo 3D). As emoções básicas que se podem transmitir através deste jogo são a alegria, a tristeza, o nojo, o medo, a raiva e a surpresa.

Até este momento, as reações das crianças autistas a este inovador jogo têm sido bastante positivas, tendo algumas até tentado imitar as caras representadas no jogo. Isto demonstra um maior conhecimento e compreensão relativamente à leitura do rosto das pessoas, por parte destas crianças.

Não existe um determinado limite de idade para a utilização deste jogo, embora este tenha sido especialmente concebido para crianças autistas.

Fontes: Público e Sic



Sem comentários: