A primeira vacina a aparecer foi contra a varíola, criada por Edward Janner em 1796. Consistiu na injeção da varíola bovina, mais leve do que a humana, no seu filho tornando-o imune. Atualmente as vacinas são constituídas pelo vírus da doença morto ou bastante mais debilitado, para dar a possibilidade aos anticorpos do nosso organismo de se prepararem para impedir a doença de chegar a afetar-nos. No entanto, quando um vírus sofre uma mutação, tem de ser criada uma nova vacina.
Atualmente a vacinação é a forma mais eficiente de prevenir doenças. Em muitos casos, mesmo que se tenha tomado a vacina, é possível não ficar totalmente imune mas sempre torna a nossa capacidade de resistir superior. Muitas vacinas, como o caso da vacina contra o Tétano, necessitam de ser tomadas várias vezes ao longo da vida.
O Plano Nacional de Vacinação foi criado em 2008 e é constituído por todas as vacinas consideradas pelo Ministério da Saúde mais importantes para a saúde da população portuguesa.
Fonte:
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/vacinacao/vacinas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina
Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário