Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Hemodiálise



O tratamento de diálise é feito se os rins já não têm a capacidade de remover do organismo as toxinas e as substâncias prejudiciais, nem os líquidos em excesso, o que provoca alterações negativas no interior do nosso organismo. Estas mutações ocorrem quando a função renal fica reduzida a 10/15%.

Sintomas:
Náuseas
Vómitos
Edemas
Fadiga

No entanto, algumas vezes, mesmo sem a existência destes sintomas as pessoas podem já ter um nível considerável de toxinas no sangue.
É o médico quem indica quando é que se deve iniciar o tratamento de diálise.

Como é que funciona a hemodiálise?
Na hemodiálise, a máquina de hemodiálise e um filtro especial chamado dialisador, são utilizados para limpar o sangue. Para que o sangue chegue até ao dialisador, o médico necessita de construir um acesso vascular (fístula).

A hemodiálise pode curar a doença renal?
Em alguns casos de insuficiência renal aguda, a diálise poderá ser necessária apenas durante um curto período de tempo até que os rins recuperem a função normal. Contudo, quando o doente sofre de doença renal crónica que progrediu até à insuficiência renal terminal, é pouco provável que os rins recuperem a função, nesse caso o doente terá de fazer diálise até fazer um transplante.

Aonde é realizada a Hemodiálise?
Na maior parte dos casos a diálise é realizada em Clínicas ou em Hospitais e o tratamento é pago pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), no entanto, em alguns raros casos este tratamento poderá ser feito em casa.

Fonte: http://www.dialiseporto.pt/index.php?cat=2&subcat=13
Helena Oliveira

Sem comentários: