O transtorno dissociativo de identidade (T.D.I.) é uma doença que me suscitou bastante interesse quando estava a ver um episódio da série "United States of Tara", no canal de televisão "Fox Life".
Quando esta doença foi inicialmente descoberta deram-lhe o nome de Transtorno de múltiplas personalidades, esta é uma condição mental onde o doente tem duas ou mais personalidades completamente diferentes que se evidenciam na forma como reagem ao ambiente à sua volta e com a sociedade. Sendo assim, a qualquer momento, qualquer uma das personalidades pode tomar conta do comportamento da pessoa em questão.
Este tipo de trauma psiquíco é muitas vezes adquirido durante a infância, quando a criança sofre algo que lhe causa um stress insuportável e em adulta cria esta doença quase como um mecanismo de defesa pelo qual tenta solucionar os problemas por resolver na sua infância.
É muito difícil de diagnosticar esta doença, já que não existe nenhum sintoma ou sinal específico que caracterize este transtorno. Isto acontece porque, além da doença em si, que surge espontaneamente, existem outras variáveis que podem desencadear o aparecimento de um dos alter-egos, por exemplo o álcool, drogas, incluindo fármacos alucinogénicos ou mesmo outras patologias que afectam a capacidade cognitiva.
Esta doença, ao contrário das doenças orgânicas, não afecta os orgãos internos, fazendo-se sentir principalmente na interacção com as pessoas mais próximas do doente, afectando a estabilidade das suas relações familiares e profissionais. De maneira que os sintomas mais comuns são:
- a depressão- a ansiedade
- as fobias
- os ataques de pânico
- as dores de cabeça ou de outras partes do corpo
- a amnésia dissociativa ( perdas de memória ou distorção da percepção de tempo )
- a disfunção sexual
- os transtornos alimentares
- o stress pós-traumático
- as tentativas suicídas
- o uso de substâncias psicoactivas
Existem vários métodos usados no tratamento desta doença, para que o paciente tenha uma única personalidade funcional. Estes métodos são a psicoterapia, a medicação, a terapia cognitiva, a terapia familiar e a terapia musical.
http://youtu.be/ZL0NXZUfqKk
(trailer da temporada 1 da série "United States of Tara)
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_dissociativo_de_identidade#Diagn.C3.B3stico
http://ferndias.blogspot.com/2010/08/transtorno-dissociativo-de-identidade.html
estudante do terceiro ano de medicina (Mariana Coroado)
Sem comentários:
Enviar um comentário