Para a maior parte das pessoas o telemóvel é muito importante, tanto a nível profissional, como a nível social. Este pequeno aparelho permite comunicar com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.
No entanto, existem ainda alguns riscos associados a esta tecnologia, dos quais destacamos os riscos para a saúde. Muitos especialistas afirmam que o uso do telemóvel favorece o aparecimento de tumores cerebrais, disfunções neurológicas como Alzheimer e Parkinson, dores-de-cabeça e distúrbios de sono.
Os cientistas aconselham que as comunicações sejam feitas através de SMS, pois diminui o tempo de contacto e de proximidade com o telemóvel e que este esteja sempre a mais de um metro das pessoas, quer esteja ligado ou desligado.
Thierry Bouillet, especialista em cancro no hospital Avicenne de Bobigny, afirma: "Estamos hoje na mesma situação que há 50 anos com o amianto e o tabaco. Ou não se faz nada e se aceita um risco ou se admite que há um leque de argumentos científicos inquietantes".
A utilização do telemóvel começa a ser feita cada vez mais cedo, hoje em dia, quase todas as crianças têm um. Este facto torna este aparelho ainda mais nocivo para a saúde, uma vez que o seu tempo de exposição é maior.
Baseado em: Expresso e Público
Sem comentários:
Enviar um comentário