Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 25 de setembro de 2011

iPods, Mp3 e outros aparelhos do mesmo género, constituem a principal causa de perda de memória entre os jovens!

O hábito de ouvir música em volumes acima de 85 decibéis prejudica a saúde dos jovens.




O uso de iPods e mp3 está a tornar-se cada vez mais um problemas para os jovens. Atualmente, a utilização destes aparelhos constitui um dos principais responsáveis pelo aumento de 30% na perda de sensibilidade auditiva nos adolescentes entre os 12 e os 19 anos de idade.


Ouvir música com apenas um fone colocado e com o volume elevado, constitui uma das principais causas de surdez parcial entre os jovens. Este problema foi detetado através dum estudo realizado por Josef Shargorodsky, médico de um hospital de Boston. Segundo este mesmo estudo deste médico, o uso de iPods e Mp3 a volumes muito elevados, é um dos principais fatores responsáveis pelo aumento de 30% na perda de sensibilidade auditiva por adolescentes na faixa entre os 12 e os 19 anos.


Quando se analisa apenas o grupo de pessoas com perda (ainda) pequena de audição, a diretora do Instituto Nacional para Pessoas Surdas da Inglaterra, Emma Harrison, comenta que “A pesquisa chama a atenção para os riscos, já conhecidos, que esses aparelhos representam para a audição, principalmente quando usados em volumes muito elevados”.


Estima-se que perto de dois terços dos ouvintes de música com fones de ouvido mantenhêm o volume da música acima dos recomendados 85 decibeis, sendo que numa conversa normal o som é emitido a cerca de 90 decibeis. “Acima disso, a pessoa corre o risco de sofrer danos permanentes à audição”, completa Emma Harrinson.



Fontes: www.oocities.org/br/abe_4923abo2/trabalho9.htm


blog.brasilacademico.com/.../cerca-de-35-dos-problemas-de-audio-so.html



Pedro Calejo e Sofia Oliveira



Sem comentários: