Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SANGRAMENTO DO NARIZ

O QUE É?


É a perda de sangue pelo nariz ou através deste para a boca. É mais frequentemente em crianças, devido ao traumatismo digital (colocar o dedo no nariz) e fragilidade da região.


COMO OCORRE?


Os vasos sanguíneos que sustentam a cavidade nasal rompem. Isto pode justificar-se através de vários factores que normalmente são identificados facilmente ao exame otorrinolaringológico. As causas mais comuns são:

- Infecções virais ou bacterianas;

- Crises alérgicas;

- Traumatismos com o dedo;

- Ambientes muito secos;

- Fragilidade dos vasos sanguíneos (varizes, pequenos tumores).

A maioria das epistaxes ocorre em crianças ou adultos jovens no septo nasal, onde estes vasos sanguíneos sofrem lesão devido às causas mencionadas anteriormente.


O QUE FAZER?


A maioria das epistaxes têm uma rápida resolução em, aproximadamente 10 minutos, e não é necessário atendimento médico. Deve-se premir a parte lateral do nariz contra o septo do lado afectado por alguns minutos. Se esta pressão com o dedo não obtiver resultado, é aconselhável colocar algodão embebido em água oxigenada e aguardar.

Muitas pessoas acreditam que quando se sangra pelo nariz se deve deitar a cabeça para trás. No entanto, não deitar a cabeça para trás é bom, na medida em que reduz a pressão sobre as veias do nariz e evita que o sangue seja engolido.

Não introduza nada nas narinas. Não tente limpá-las com cotonete, dedo, pinças, lenços ou papel higiénico. Use humidificadores para melhorar o ambiente seco, ou respire em cima de uma chávena com água quente (vapor).

Caso o problema se prolongar ou retornar, procure um especialista para o tratamento adequado.

Sem comentários: