As causas e o que pode fazer para diminuir os seus efeitos
Causado pela obstrução dos poros e pela estimulação hormonal da secreção excessiva de glândulas sebáceas, a acne é uma doença que afecta principalmente os jovens, sobretudo quando estão na adolescência, embora sejam cada vez mais os adultos atingidos por este problema. Em consequência, formam-se borbulhas e pontos negros (acne superficial) que podem dar origem a nódulos e abcessos (acne profundo). Os factores genéticos e hormonais contribuem para o seu aparecimento, o stress e a manipulação associada podem agravá-la. As zonas mais afectadas são o rosto e o tronco (costas e peito).
Sintomas
Destacam-se os pontos negros, pápulas e pústulas (borbulhas), vermelhidão, irritação, nódulos e cicatrizes.
Tratamentos
Dependem muito da gravidade da situação, mas quando o acne é ligeiro, os produtos tópicos são a solução mais aconselhada. Quando é grave, associam-se fármacos, como antibióticos e isotretinoina, indicados pelo dermatologista, aos cremes e gel de limpeza. Alguns dermatologistas declaram que, por vezes, é aconselhável a realização de um peeling (ácido salicílico ou glicólico).
Quando se deve ir ao dermatologista?
É preciso uma procura de ajuda especializada sempre que as lesões de acne surjam em número mais elevado e, de preferência, antes do aparecimento das lesões inflamatórias que são as responsáveis pelo desenvolvimento de cicatrizes residuais. Algumas dicas para prevenir o acne:
- Escolher produtos de maquilhagem com o rótulo oil-free;
Sem comentários:
Enviar um comentário