Uma boa higiene oral é meio caminho andado para a prevenção de cáries, gengivite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir e afastar da nossa boca o mau hálito. A higiene oral é muito importante para a segurar que os nossos dentes e boca são saudáveis.
A principal função da higiene oral consiste na remoção da placa bacteriana da superfície dos dentes e deve constar na nossa rotina diária desde bebé.
O que é a Placa bacteriana?
A placa bacteriana é uma massa esbranquiçada, que se forma diariamente, colonizada por bactérias, fortemente aderente à superfície dos dentes e gengivas. A placa acumula-se em maior quantidade no sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva) e nos espaços interdentários.
Existem muitas doenças orais, as principais causadas por:
- O principal causador das lesões orais é a placa bacteriana;
- São as bactérias da placa bacteriana que causam as cáries e doenças periodontais (doenças à volta dos dentes, nas gengivas), felizmente a placa bacteriana pode ser eliminada se diáriamente mantivermos uma boa higiene oral.
Prevenção da Placa Bacteriana:
A formação da placa bacteriana é um processo que acontece diariamente. Porém, através de algumas medidas, podemos prevenir a sua formação e acumulação:
- Escove cuidadosamente todas as superfícies dos dentes aconselhavelmente 3 vezes por dia;
- Use o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e nas gengivas;
- Consuma o mínimo possível alimentos e bebidas açucarados, pois estes facilitam a adesão das bactérias às faces dentárias e são usados para a produção de ácidos que destroem os dentes;
- Se necessário, existem agentes antibacterianos (como a clorohexidina), amplamente aplicados em medicina dentária, através de soluções de bochecho ou em dentífricos e que apresentam altas taxas de eficácia na redução e controle do biofilme oral. Aconselhe-se com um médico profissional de saúde oral.
Fontes: www.gosaude.com/index...e.../121-higiene-oral.html
pt.wikipedia.org/wiki/Higiene_bucal
Pedro Calejo e Sofia Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário