Todos os desportistas já se depararam com o facto de não terem uma bebida saudável e fresca que pudessem ingerir, durante a prática desportiva!
O que nós propomos é um batido saudável para beber antes, a meio e depois do exercício físico competitivo, pois é uma bebida de rápida digestão, que ajuda a recuperar e ao mesmo tempo dá energia…
Este batido é uma alternativa mais saudável do que as bebidas isotónicas/energéticas.Receita :
- 1 iogurte líquido de morango (magro)
- leite magro (aproximadamente 30cl)
- 1 banana pequena
- 10 uvas passas
(a quantidade de leite a adicionar deve ser feita conforme se goste da bebida mais ou menos espessa, bem como o tamanho da banana)
Maria Ana Pinheiro e Teresa Amorim
7 comentários:
Se pretendem uma bebida energética sugerimos que o leite e o iogurte magros sejam substituídos por meio gordos, portanto mais ricos em lípidos que, embora sejam nutrientes fornecedores de energia essencialmente térmica são, quando ingeridos moderadamente, adequados a desportistas. Com efeito, sabe-se que, uma dieta apropriada à prática de desporto, deve ser pobre na ingestão de gorduras e rica no consumo de hidratos de carbono e líquidos. O batido que é proposto, por ser muito rico em fruta é uma boa sugestão na medida em que o açúcar que essa fruta contém, é um excelente fornecedor de energia motora.
Tendo em conta a nossa experiência como atletas de competição o facto de o leite ser meio gordo e o iogurte completo dificultaria mais a digestão e, consequentemente, o esforço inerente ao regresso à actividade física em prova.
Ass.: MariaAnaPinheiro_TeresaAmorim
Se a utilização de produtos magro lácteos, na infância e adolescência for pontual, é aceitável. O seu consumo no dia a dia é inadequado para estes níveis etários, uma vez que a vitamina A (vitamina lipossolúvel)não está presente. "O uso de produtos lácteos magros deve confinar-se a fins dietéticos" (in Emílio Peres, Alimentos & Alimentação).
Ass: Helena Aguiar e Isabel Viana
Na minha opinião estes batidos são uma boa e prática alternativa aqueles sumos cheios de corantes que também são considerados bebidas energéticas.
Em resposta ao 2º comentário da Helena e da Isabel, reforçamos a ideia que este batido é uma alternativa às bebidas e energéticas e não serve para beber todos os dias como alternativa a todas as outras bebidas.
Para além disso, se fosse utilizado leite meio gordo, dificultaria a digestão e consequentemente daria um mau estar aos atletas e a todos os praticantes do desporto, que optem por beber este batido...
Maria Ana e Teresa Amorim
Enviar um comentário