Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Banco Público de Gâmetas procura dadores

    O banco público de gâmetas,  na Maternidade Júlio Dinis, no Porto, está, desde Maio deste ano, à espera de dádivas de homens e mulheres que queiram ajudar os casais portugueses inférteis. Este banco fez uma campanha inicial de divulgação que resultou em três dezenas de dadores de esperma e uma dezena de doação de ovócitos. Neste momento, está a ser promovido um programa dirigido a  público-alvo específico: os estudantes universitários.  
                                                                       
   A doação abrange todos os homens saudáveis entre os 18 e os 40 anos e os 35 anos, no caso das mulheres. Este simples ato tem uma compensação financeira.Os homens recebem 278 euros por sete dádivas e as mulheres recebem 620 euros por três dádivas. O valor superior da compensação monetária das mulhres justifica-se pela necessidade de elas terem de ser submetidas a tratamentos de estimulação ovárica e postoriormente métodos invasivos.

     Há uma sala para a criopreservação e armazenamento do material, juntamente com uma pequena sala com dois sofás, uma televisão com DVD e um quarto de banho que acolhe os dadores no momento da colheita. Segundo a biologa Alice Pinto, no pavilhão vizinho, existe um laboratório onde as duas embriologistas avaliam a qualidade das dádivas e procedem à manipulação dos gâmetas.

    O  processo de selecção de homens e mulheres é rigoroso e complexo, sendo necessário fazer exames e análises para um controlo de qualidade da dádiva. 

50 casais à espera
   "Actualmente teremos cerca de 30 casais à espera de ovócitos e 20 à espera de esperma", admite Dra.Isabel Sousa Pereira, directora do banco público. Acrescenta ainda que a maternidade continua a comprar gâmetas a Espanha. Contudo, a meta a atingir até 2012 é que o banco público seja capaz de responder às necessidades do país, refere Serafim Guimarães, director da maternidade inserida no Centro Hospitalar do Porto.

    Através de publicidade, vai surgir o contacto do banco de gâmetas aberto ao público interessado em ajudar os casais inférteis. O contacto com a garantia de total anonimato pode ser feito por telefone (915676551) ou por email (bancodegametas@chporto.min-saude.pt), mas deverá ser estabelecido apenas de segunda a quinta-feira entre as 14h30 e as 17h30.

Fonte: Público, 20/09/11

Sem comentários: