Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CONJUNTIVITE

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.

Pode atacar os dois olhos, durando de uma semana a quinze dias e não costuma deixar sequelas.

Tipos de Conjuntivite

Infecciosa

A conjuntivite infecciosa é transmitida, mais frequentemente, por vírus, fungos ou bactérias e pode ser contagiosa. O contágio dá-se pelo contacto. Deste modo, deve-se evitar estar em espaços fechados com pessoas contaminadas, tocar em objectos contaminados ou contactar directamente com pessoas contaminadas.


A conjuntivite viral é muito comum em escolas, local de trabalho, consultórios médicos, ou em qualquer local fechado com contacto íntimo entre pessoas. O diagnóstico é realizado pelas clínicas. A propagação do vírus dura até 14 dias após o início dos sintomas.

A conjuntivite bacteriana caracteriza-se por ser virulenta. Estes tipos são tratados com antibióticos tópicos de espectro ampliado.

A conjuntivite gonocócica, que é transmitida sexualmente. Pode ser transmitida na hora do parto, mas é rara.

A conjuntivite fúngica é mais rara de ocorrer. Geralmente acontece quando uma pessoa é acidentada com madeira nos olhos ou utiliza lente de contacto.

Alérgica


A conjuntivite alérgica é aquela que ocorre em pessoas preparadas para alergias e geralmente ocorre nos dois olhos. Esse tipo de conjuntivite não é contagiosa, apesar de que pode começar num olho e depois se manifestar no outro. Pode ter períodos de melhorias e reincidências, sendo essencial a descoberta da causa da conjuntivite alérgica.

A conjuntivite papila gigante é causada, sobretudo, por uso de lentes de contacto.

Tóxica

A conjuntivite tóxica é causada por contacto directo com algum agente tóxico (produtos de limpeza, fumaça de cigarro ou poluentes industriais). Também pode ser causada pela poluição atmosférica, sabão, sprays, maquilhagens ou cloro, por exemplo.


A pessoa contaminada com este tipo de conjuntivite deve com conjuntivite tóxica deve distanciar-se do agente causador e lavar os olhos com muita água. Se a causa for medicamentosa é necessária a suspensão do uso, sempre seguindo uma orientação médica.

Medidas de precaução

§ Lavar as mãos com frequência;

§ As mãos não devem entrar em contacto com locais sujos e seguidamente em contacto com os olhos;

§ Lavar com frequência o rosto e as mãos;

§ Não coçar os olhos;


§
Trocar com mais frequência as toalhas das casas de banho ou usar toalhas de papel;

§ Não partilhar produtos de beleza;


§ Evitar contacto directo com outras pessoas;


§ Evitar contacto com bebés;

§ Não usar lentes de contacto durante esse período;

§ Evitar luz, pois esta pode fazer com que o olho contaminado doa mais.

Tratamento

§ Para diagnosticar melhor a razão da conjuntivite é aconselhável a marcação de uma consulta com o oftalmologista.

§ Para evitar que a pessoa contaminada mexa no olho ou que este piore devido à entrada de bactérias, é aconselhável tapar o olho.

§ Para obter uma cura mais rápida é aconselhável lavar o olho com chá preto várias vezes ao dia

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki
Mãe de uma criança com conjuntivite


Sem comentários: