Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

sábado, 24 de setembro de 2011

Diabetes duplica o risco de Alzheimer


    Para os diabéticos, o risco de enfarte do miocárdio ou AVC  numa idade precoce é maior, e para além disto, segundo um estudo japonês, a doença aumenta significativamente o risco de Alzheimer ou outros tipos de demência. Os resultados foram publicados na revista “Neurology”. O estudo incluiu mais de mil homens e mulheres a partir dos 60 anos de idade. Concluiu-se que as pessoas com diabetes eram duas vezes mais propensas a desenvolver a doença de Alzheimer em 15 anos e 1,75 vezes mais propensas a desenvolver demência de qualquer tipo.
No início do estudo, os testes mostraram que 15% dos participantes tinham diabetes, enquanto 23% tinham pré-diabetes, também conhecida como intolerância à glicose. Nenhum participante tinha demência quando foram realizados os testes, mas ao longo dos seguintes 15 anos, 23% receberam um diagnóstico de demência.
Pouco menos da metade dos casos foram considerados Alzheimer, com o restante dividido entre demência vascular e demência devido a outras causas. A diabetes e a pré-diabetes foram associadas com um risco aumentado de diagnóstico de demência, embora a associação tenha sido mais fraca para a pré-diabetes. A ligação persistiu mesmo após os cientistas terem em conta vários factores associados com a diabetes e risco de demência, tais como idade, sexo, pressão arterial e índice de massa corporal.

O próximo passo da pesquisa é compreender se o controle de açúcar no sangue e a redução dos factores de risco para a diabetes tipo 2 também reduzem o risco de demência.

Fonte: revista "Neorology" 

Sem comentários: