Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

sábado, 24 de setembro de 2011

Diabetes versus Emagrecimento

Medicamento destinado à diabetes é utilizado para a perda de peso. No entanto, a sua segurança e eficiência ainda não foram testadas em laboratório.
Vários endocrinologistas brasileiros, com experiência no tratamento do excesso do peso, acreditam que este medicamento, denominado de Victoza, pode ser utilizado em ambas as situações mesmo em casos separados. Porém, a sua eficiência nos casos de perda de peso apenas ainda não está provada.

Este medicamento está autorizado em Portugal para tratamento da diabetes desde 2009, mas a sua comercialização ainda não está a ser feita. "Aguardamos a definição do regime de comparticipação" diz António Araújo, director-geral da farmacêutica Novo Nordisk. Acrescenta, ainda, que, normalmente, um diabético Tipo II é também obeso, mas ainda não existem estudos que comprovem a redução do peso em doentes não diabéticos. O director da multinacional dinamarquesa esclarece que este antidiabético está já a ser comercializado em 17 países europeus, com 95% de comparticipação da ordem.
Victoza tem a particularidade de actuar apenas quando os níveis de glicemia são demasiados altos.
Se este antidiabético for utilizado para a obesidade e se tome doses superiores, podem surgir efeitos secundários, tal como as dores-de-cabeça e as náuseas.

MODO DE ACTUAÇÃO

Victoza imita uma hormona que o nosso corpo produz (GLP-1) que produz insulina no pâncreas e, ao mesmo tempo, dá-nos a sensação de saciedade. Esta hormona circula pelo corrente sanguínea e o princípio activo do medicamento reduz a vontade de comer.

Fonte: Revista "Visão"

Sem comentários: