Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Uma maçã ou pêra por dia reduz o risco AVC

Uma maçã ou pêra por dia reduz risco de AVC
As maçãs e as pêras são frutos ricos em fibras e numa substância flavonóide denominada quercetina.
Este estudo, liderado por Linda M. Oude Greip, da Wageningen University, na Holanda, analisou o consumo de frutas e vegetais específicos e o seu efeito na diminuição do risco acidente vascular cerebral (AVC). Foram usados dados do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda, que incluíam mais de 20.069 adultos, com idade média de 41 anos. No início do estudo, nenhum apresentava sinais de doença cardiovascular.
Os participantes responderam a um questionário de frequência alimentar com 178 questões. Este trabalho teve a duração de 10 anos de recolha de informação e de acompanhamento sobre a saúde dos voluntários. Durante este período, 233 pessoas tiveram um AVC.
As frutas e os legumes foram classificados em quatro grupos de acordo com a cor da sua polpa: verde, laranja/amarelo, vermelho/roxo e branco. O único grupo que foi associado com uma redução estatisticamente significativa no risco de AVC foi o de frutas e legumes brancos. (maças, pêras, sumo de maça, banana, couve-flor, chicória, pepino e cogumelos)

O grupo de frutas e legumes brancos foi o mais consumido com 36% da ingestão total, sendo as maças e as pêras as mais consumidas deste grupo. (representaram 55%).
A conclusão deste estudo refere que por cada aumento de 25 gramas/dia de frutas brancas consumida, o risco de AVC diminuiu 9%. ( uma maçã geralmente pesa cerca de 120 gramas)
Fonte: Revista "Stoke"

Sem comentários: