Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Doença Celíaca





A doença celíaca

O que é a Doença Celíaca?

A DC é uma intolerância alimentar crónica ao glúten, uma proteína que existe na composição dos seguintes cereais: trigo, centeio, cevada (ou malte como derivado) e aveia. Esta doença é uma doença auto-imune do intestino causada pelo glúten, em indivíduos geneticamente susceptíveis.

Uma doença auto-imune é uma doença resultante da agressão desencadeada pelo organismo do doente contra si mesmo, ou seja, quando uma pessoa é intolerante ao glúten, as vilosidades do intestino vão ficar inflamadas, resultante de uma produção excessiva de anti-corpos, neste caso chamados transglutaminase, para atacar o “agressor” do intestino não distinguindo este da própria mucosa intestinal, provocando lesões. As extensões das lesões vão sendo maiores á medida que o tempo passa e continua a ingestão de alimentos com glúten.

Quais são os sintomas da Doença Celíaca?

Os sintomas mais comuns são a diarreia crónica, obstipação, vómitos, alguns problemas digestivos, distensão abdominal, emagrecimento que se devem as lesões das vilosidades intestinais, ou seja, estas lesões fazem com que o intestino fique mais “plano”, o que interfere bastante na absorção de nutrientes provocando estes sintomas referidos.

Quando as lesões na velosidades intestinais são mais localizadas (limitando-se ao duodeno e jejuno inicial) o restante intestino pode fazer a reabsorção dos nutrientes pelo que os sintomas referidos não serão tão manifestados. No entanto, levará á má absorção de minerais como o ferro e o cálcio, provocando sintomas como anemia, por falta de ferro, e a osteoporose e dores ósseas e cãibras por falta de cálcio. Em casos mais graves pode ocorrer baixa de potássio.

A Doença Celíaca em Portugal.

Estima-se que, na Europa, 1 em cada 300 pessoas seja celíaca e em Portugal, segundo o último estudo, 1 em cada 134 pessoas seja celíaca, na região de Braga.

Como é que a Doença Celíaca se diagnostica?

Perante os sintomas referidos anteriormente da doença devem-se pedir análises ao sangue, para ver se a quantidade de anti-corpos (transglutaminase) é elevada e se estiver é provável que tenha a doença celíaca. Devem-se pedir análises às fezes também para ver se existe a típica má absorção dos nutrientes. Perante isto deve-se fazer uma biopsia ao intestino para confirmar o diagnóstico.

Qual é o tratamento da doença celíaca?

Actualmente o único tratamento possível para a doença celíaca é uma dieta rigorosa sem glúten para toda a vida. Atenção: não existem medicamentos que curem a doença celíaca mas existem MEDICAMENTOS QUE PODEM CONTER GLÚTEN. Os alimentos sem glúten podem ser comprados em lojas específicas como a: Celeiro. Deve-se sempre conferir os ingredientes no rótulo do produto comprado! O tratamento desta doença diminui o risco de cancro intestinal.

Sem comentários: