Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cinco mitos do leite


O leite, rico em vitaminas e minerais (sobretudo o cálcio), é um alimento vital que devemos consumir diariamente; contudo, muitas pessoas têm ideias erradas quanto aos seus efeitos no nosso organismo. Apresentamos uma pequena lista com cinco mitos do leite:

1. O leite é insubstituível como uma fonte de cálcio

Segundo Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, existem vários alimentos que contêm cálcio, como por exemplo: os brócolos, a couve-galega, as nabiças, as sardinhas enlatadas com espinhas e as sementes e frutos secos. Existem também alimentos de origem vegetal que são fontes de cálcio, sendo que alguns contêm compostos que se ligam ao cálcio que impossibilitam a sua absorção pelo organismo. Salientamos que o leite e outros produtos lacticínios são a forma mais eficaz de obter este mineral na alimentação, devido ao facto do cálcio ser mais facilmente absorvido pelo organismo quando consumido pelo meio destes alimentos.

2. É necessário o consumo de leite apenas enquanto os ossos estão em crescimento

É necessário beber leite não só quando estamos a crescer, mas também quando se é adulto. Um adulto deve beber pelo menos meio litro de leite por dia e este alimento é essencial, porque os ossos do corpo humano estão em constante destruição e formação e para um bom desenvolvimento dos mesmos, é necessária a presença de cálcio no nosso organismo.

3. O leite deve ser evitado porque causa alergias

As alergias ao leite são raras, tanto nas crianças como nos adultos. Para as crianças alérgicas ao leite de vaca há várias alternativas para consumir este alimento: podem fazê-lo através de um leite hipoalergénico ou outros tipos de leite, como o de soja. Porém, esta alergia pode vir a desaparecer até aos três anos de idade, pelo que com a supervisão do pediatra, a introdução do leite de vaca pode ser realizada mais tarde.

4. O leite de crescimento é indispensável

Se a alimentação de uma criança for equilibrada e variada, satisfazendo todas as suas necessidades nutricionais, não precisa de consumir leite de crescimento, sendo o leite de vaca suficiente para um bom desenvolvimento das crianças. Segundo um estudo da DECO, alguns leites de crescimento contêm açúcar adicionado, prejudicial à saúde.

5. Quando fracturamos um osso é benéfico o consumo de leite

Quando se fractura um osso, o importante é a quantidade de cálcio que foi acumulado pelo organismo antes do acidente, não sendo necessária aumentar a dose de leite consumida durante a formação do osso.

Fonte: Revista Única


Sem comentários: