Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Estudos sobre a listeria e alimentação de grávidas foram premiados pela Associação Portuguesa de Nutricionistas


Duas investigadoras da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica no Porto (Paula Teixeira e Elisabete Pinto) foram premiadas na segunda edição dos Nutrition Awards. O Nutrition Awards é uma iniciativa da Associação Portuguesa dos Nutricionistas lançada em 2010, é o mais importante prémio na área da nutrição em Portugal.  

O projeto de Paula Teixeira “Listeria monocytogenes em alimentos: dados para uma Avaliação do Risco”, foi distinguido na categoria de Qualidade e Segurança Alimentar. Neste projeto a investigadora estudou a bactéria Listeria (L.) monocytogenes recolhendo dados de alimentos contaminados. A bactéria em estudo é responsável pela doença listeriose, uma infeção contraída sobretudo pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria L. monocytogenes e que mata mais de 30% dos infetados.

O projeto de Paula Teixeira foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e foi desenvolvido em parceria com as Universidades do Minho e de Aveiro.













Elisabete Pinto, da ESB, foi distinguida no âmbito da Investigação em Ciências da Nutrição, com o trabalho "Avaliação da ingestão alimentar em grávidas portuguesas". Neste trabalho Elisabete Pinto averiguou a existência de oscilações na ingestão alimentar durante a gestação, bem como o número de casos existentes de grávidas que têm uma alimentação inadequada, analisando a alimentação destas mulheres.








Fontes: www.publico.pt 
Pedro Desport e Diogo Malafaya

Sem comentários: