A cárie é uma doença infecto-contagiosa que ataca os dentes. A responsável é uma bactéria, Streptococcus mutans, que resumidamente, tr

No início da sua formação, a cárie não causa dor, pois apenas atinge o esmalte, a zona mais forte e menos sensível do dente. O ácido faz um efeito corrosivo, formando uma cova, que é a cárie propriamente dita. Se esta conseguir evoluir, chega à dentina, causando assim dor, e então, à polpa dentária, que causa ainda mais dor, pode causar infecções dando origem a abcessos dentários, e até o apodrecimento do dente.
Como evitar as cáries
- escovar bem os dentes, massajando também a gengiva e língua, e tentando chegar a todos os locais possíveis;
- passar o fio dental entre os dentes, sobretudo antes de dormir;
- utilizar pastas de dentes com flúor (cuidado com as alergias!);
- evitar alimentos açucarados, como refrigerantes, que enfraquecem o esmalte;
- reparar em pequenas manchas brancas, ou escuras, que significam a formação de uma cárie;
- visitar regularmente o dentista.
Números
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) analisou a saúde oral em crianças com 12 anos e verificou que Portugal, República Checa, Hungria e Polónia eram os países onde, em 2003, se registavam mais casos de cáries, após somar o número de meninos com dentes estragados, falta de dentes, ou dentes tratados.
Em comparação, a Alemanha, Reino Unido, Holanda, Suíça, Luxemburgo e Dinamarca eram os países onde as crianças da mesma idade apresentavam menos problemas de saúde oral.
Sara Moniz
Sem comentários:
Enviar um comentário