Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

domingo, 25 de novembro de 2007

Tétano

O tétano é uma doença infecciosa grave que pode levar à morte. É causada pela neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria anaeróbica.
Caracteriza-se, pelos espasmos musculares e suas complicações. O primeiro sintoma da doença é a contracção dos músculos mandibulares, não permitindo a abertura da boca, seguido pela rigidez do pescoço, costas e abdómen. O paciente mantém-se lúcido e sem febre, provoca também um aumento da tensão arterial e taquicardia.
Os espasmos duram mais ou menos três semanas e a recuperação completa pode durar meses. Cerca de 30% dos casos são fatais, por asfixia devido a espasmos contínuos do diafragma.

Como se adquire?

A bactéria é encontrada nas fezes de animais ou humanos, que se depositam na areia ou na terra. A infecção dá-se pela entrada das bactérias por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com areia ou terra. Queimaduras e tecidos necrosados também são uma porta de entrada para a bactéria.

Período de Incubação
O período de incubação pode variar de 3 a 21 dias (sendo que o mais comum é 8 dias). Em casos de recém-nascidos, o período de incubação é de 4 a 14 dias, sendo que o mais comum é 7 dias. Na maioria dos casos, quanto mais afastada do sistema nervoso estiver a ferida, mais longo é o período de incubação. O período de incubação e a probabilidade de morte são inversamente proporcionais

Tratamento
A ferida deve ser limpa. De seguida deve ser administrado um antídoto, um anticorpo que se liga à toxina e inibe a sua função. Devem ser também administrados fármacos relaxantes musculares, como curare. A penicilina e o metronidazol eliminam as bactérias mas não têm qualquer efeito no agente tóxico que elas produzem. Os depressores do sistema nervoso central Diazepam e DTP também devem ser administrados, reduzindo a ansiedade e resposta espásmica aos estímulos.
O tétano è daquelas doenças que assusta, a melhor maneira de evitar a doença é tomar a vacina e desinfectar sempre com muito cuidado qualquer tipo de ferida que possamos ter.

Sem comentários: