Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

SUPRESSÃO DO AÇÚCAR




Os açúcares são hidratos de carbono. A forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos. É produzido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba.
Os seres humanos têm necessidade de consumir elementos energéticos. Desde o Homem Sapiens, o acesso aos alimentos não é contínuo, na medida em que se desenvolveu colhendo o que encontrava.
Hoje em dia, os seres humanos dispõem permanentemente de alimentos. Para que não tenham níveis elevados de glicose no sangue, devem ingerir alimentos que impeçam a rápida absorção de glicose. Esta rápida absorção provoca aumento das reservas, isto é depósitos de gordura, para além da sobrecarga imposta ao pâncreas.
Os cereais constituídos por vários tipos de maltoses, isto é, açúcares complexos de cadeias ramificadas têm uma absorção lenta. Assim é possível obter níveis de glicemia duradouros evitando grandes picos, respeitando a fisiologia.


O consumo de açúcares refinados provoca respostas não fisiológicas, picos que contribuem para a obesidade, para a diabetes, para a hipertensão.
A indústria e o comércio alimentar preocupa-se com os seus lucros. Introduzem açúcares para seduzir os consumidores distraídos. Estes últimos, isto é, muitos de nós, ao fim de 20 ou 30 anos pagaram caro a sua distracção. O lucro justifica o crime? Para quando a união de todos os consumidores para se auto consciencializarem e combaterem aqueles que engordam a carteira à custa do mal comum?
Vamos nós dizer basta, e suspender a ingestão de açúcares refinados? Basta consultar a composição de cada alimento. Se tiver açúcar ou glicose deixe estar na prateleira. Quem o mandou fazer é quem o deve comer.





Maria Macedo e Teresa Pinheiro

1 comentário:

Unknown disse...

Tenho Psiorise e achei significativo este artigo.
Este artigo transmitiu o que o paciente o constrangimento por ter estas lesoes.