Blog sobre todos temas relacionados com Saúde dinamizado pelos alunos do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus do Porto.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Sinusite e o efeito das Termas

Sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso.

Os seios paranasais são formados por um grupo de cavidades que se abrem dentro do
nariz e se desenvolvem nos ossos da face.

As causas mais comuns que podem desencadear a sinusite são: a gripe, alergia, desvio do septo nasal e más condições climáticas. Mas existem várias maneiras de prevenir a sinusite: o primeiro passo é fazer de tudo para garantir uma boa função nasal, provocando uma drenagem adequada das cavidades.

Esta patologia pode ser dividir em quatro tipos:
O primeiro deles é o infeccioso. A sinusite neste caso tem características de dor na região dos seios da face, seguida de obstrução nasal, secreção purulenta e febre.
Já a sinusite alérgica apresenta dor nos seios da face, ocasionalmente febre e vem com todos os sintomas comuns da alergia, coriza clara e abundante, obstrução nasal e crises de
espirros.
O terceiro tipo é a sinusite traumática, causada por diferença de pressão. Por exemplo, durante viagens de avião ou mergulho. As características são a dor maxilar e pouca obstrução nasal.
O quarto e último tipo de sinusite é a crónica. Neste caso a drenagem do muco fica definitivamente comprometida, e a mucosa fica espessa e fibrosa.

A minha mãe sofre de sinusite desde pequena, tem o desvio do cepto. A doença começou a revelar-se na adolescência, quando sofreu várias crises que lhe traziam febres muito altas, gripes, etc..... Agora, faz drenagem com águas termais, nas Caldas da Saúde. Após 4 anos de tratamento, nota que as crises são mais amenas e menos frequentes.

Sara Moniz

Sem comentários: